DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL E GEOGRÁFICO POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA CIDADE DE SENADOR CANEDO-GOIÁS
Ensino de Geografia, Cidade, Globalização, Lugar, Pensamento Geográfico.
A geografia é um componente do currículo da educação básica no Brasil, da educação infantil ao ensino médio. Estimular o desenvolvimento do pensamento geográfico e espacial são ações fundamentais a se-rem desenvolvidas no Ensino de Geografia ao longo dessa etapa do ensino. Para alcançar esse propósito não basta apresentar conceitos da ciência geográfica de forma descontextualizada aos estudantes e cobrar sua memorização, mas que estes façam sentido e estejam conectados aos conteúdos estudados oportuni-zando a compreensão do mundo em que se vive. A realidade dos estudantes deve ser o ponto inicial, nes-se sentido busca-se promover uma formação integral como indivíduos e cidadãos em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado para que possam se perceber como sujeitos e atuar de forma consciente neste espaço. No entanto, alcançar esse propósito ainda é um desafio para a maioria dos profissionais que atuam na educação básica. Considerando essa realidade será desenvolvida uma proposta de trabalho que visa integrar os conteúdos dos documentos norteadores do currículo de geografia da rede municipal de educação de Senador Canedo- Go, aos conceitos geográficos e ao cotidiano dos estudantes. O objetivo de apreender os conceitos geográficos de lugar, paisagem e espaço geográfico, trabalhando as conexões da cidade com diferentes escalas, a fim de atribuir significado aos conhecimentos geográficos trabalhados em sala de aula e analisar a importância da cidade para a apreensão desses conceitos. Para isso, será desen-volvida uma proposta de prática pedagógica, com a elaboração de uma sequência didática e a apresenta-ção dos resultados em um portifólio. O método a ser utilizado é o de pesquisa participante, que com o aporte de pesquisa teórica subsidiará as ações e atividades desenvolvidas e a análise dos resultados alcan-çados. O bairro, a cidade, os espaços de vivência e muitas das ações cotidianas dos estudantes não podem ser entendidas fora da realidade da globalização, no entanto, na maioria das vezes, esse fenômeno é visto de forma superficial com uso de exemplos distantes da realidade disponíveis em materiais didáticos que dificilmente abordem a realidade local e as formas como esse fenômeno os afetam. A integração entre o conteúdo e a realidade local pode contribuir para dar significado aos mesmos, a formação dos estudantes e o desenvolvimento do pensamento geográfico e espacial. Dessa forma o presente trabalho tem por propó-sito a integração de pesquisa com a prática pedagógica no ensino de Geografia na educação básica e con-tribuir para o desenvolvimento do ensino dessa ciência nessa etapa da educação por meio da elaboração de uma série de atividades e ações didáticas integradas ao currículo, tendo como referência a relação ente o local e o global, analisando o cotidiano dos estudantes, os espaços vividos e as relações entre a cidade de Senador Canêdo-Go.