ETNOGEOGRAFIA: contribuição para uma releitura da Geografia da Região Norte do Brasil
Geografia Escolar, Livro didático, Região Norte, Povos Indígenas, Etnogeografia.
Esta dissertação tem por objetivo principal demonstrar a potência do conceito de Etnogeografia no ensino dessa disciplina no ensino fundamental visando eliminar estereótipos que são construídos no interior de qualquer sociedade. A justificativa para a elaboração dessa dissertação é decorrente de uma insatisfação quanto à maneira como a Região Norte do Brasil é apresentada nos livros didáticos que são distribuídos aos alunos como suporte para a aprendizagem. Apresentamos, inicialmente, a trajetória deste material didático nas escolas brasileiras desde as publicações de Delgado de Carvalho nas primeiras décadas do século XX, até o momento presente. Da grande diversidade de livros didáticos disponíveis no mercado brasileiro e usado por escolas de todo o Brasil, selecionamos para a análise quatro obras do 7º ano do ensino fundamental que trará da Geografia Regional do Brasil, publicadas em 2018 e distribuídas pelo país pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Fizemos uma avaliação de como a Região Norte é apresentada aos alunos a partir dos pontos centrais que são a Natureza, o Homem e a Economia, padrão recorrente e derivado dos preceitos da geografia clássica. Nosso aprofundamento maior ancora-se no conceito de Etnogeografia (Claval,1999) uma vez que estabelecemos como meta, em primeiro lugar, demonstrar que esta região, que abriga o maior contingente de populações originárias do país, é constituída de inúmeras etnias, subvertendo a noção genérica de Índios, cada uma com suas formas específicas de relacionamento com a natureza. Em segundo lugar, frente a essa diversidade, demonstraremos, a partir da literatura produzida por esses povos, como são suas geografias, servindo isso como complemento às aulas de geografia visando reverter as noções preconceituosas sobre essas populações.