O uso de imagens e raciocínio geográfico de estudantes com deficiência intelectual em uma escola pública de Ceilândia, Distrito Federal
Geografia escolar; imagem; deficiência intelectual; educação especial e inclusiva
As imagens são importantes meios para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia, pois além de facilitarem a orientação e a localização, colaboram para o desenvolvimento de noções espaciais dos alunos. A alfabetização cartográfica favorece a evolução das relações topológicas, projetivas e euclidianas, assim como o reconhecimento do lugar do indivíduo no espaço geográfico. Nesta dissertação é apresentada uma pesquisa que será realizada com estudantes, em idade adulta, com deficiência intelectual de uma escola pública de Ensino Fundamental em Ceilândia, Distrito Federal. O principal objetivo do estudo é compreender como o uso das imagens nas aulas de Geografia aprimoram a noção espacial e o raciocínio geográfico destes estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com observação participante e estudo de caso desenvolvida através de oficinas de alfabetização cartográfica divididas em atividades em etapas.