Banca de QUALIFICAÇÃO: NAIARA MONÇÃO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NAIARA MONÇÃO DE LIMA
DATA : 25/06/2024
LOCAL: Ambiente Virtual - UnB

O uso da Literatura como ferramenta de apoio pedagógico ao desenvolvimento dos conteúdos de Geografia, no Ensino Médio, da rede pública do Distrito Federal

Ensino médio, literatura brasileira, ensino de geografia.

Projeto de pesquisa que relaciona a literatura brasileira contemporânea e as aulas de Geografia para o Ensino Médio. A escolha da temática nasce da inquietação gerada durante a prática docente com relação às dificuldades de leitura e interpretação de texto dos estudantes desta etapa. A importância do tema e a justificativa para sua escolha estão na centralidade que as capacidades de interpretação e compreensão ocupam na cognição do ser humano, bem como no potencial da literatura para contribuir com seu desenvolvimento. Portanto, o objetivo é analisar a contribuição de uma obra da literatura brasileira contemporânea para o ensino dos conteúdos de Geografia nas aulas do 1º ano do Ensino Médio. A obra escolhida foi "Becos da Memória", da escritora mineira Maria da Conceição Evaristo, e o foco é no conceito geográfico de Lugar e em como ele aparece na narrativa. Será também traçado um paralelo com as habilidades e competências do currículo escolar. O trabalho parte da perspectiva do ensino, e seu objeto final é uma unidade curricular eletiva, ferramenta de auxílio para construção da mediação no cotidiano em sala de aula. A pesquisa está em desenvolvimento em uma Unidade Escolar da rede pública de ensino do Distrito Federal, e metodologicamente consiste na aplicação de questionário que propicie diagnóstico dos hábitos de leitura dos estudantes. Em seguida, será ofertada a eletiva, de forma a avaliar suas potencialidades e fragilidades. Os resultados, analisados à luz da teoria, permitirão consolidar uma ementa aplicável por outros colegas professores.

Presidente - ***.812.133-** - EDILENE AMERICO SILVA - UnB
Interno - 2193609 - FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
Externo à Instituição - EGUIMAR FELICIO CHAVEIRO - UFG
Notícia cadastrada em: 28/05/2024 18:01