Banca de QUALIFICAÇÃO: REJANE BARBOSA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REJANE BARBOSA DE SOUSA
DATA : 27/06/2024
LOCAL: Plataforma Teams

FESTIVAL DE DANÇA E MÚSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE PLANALTINA-DF.

Festival, Dança, Música, Geografia, EJA

Nos últimos anos, principalmente após o período pandêmico de Covid-19, vem sendo cada vez mais difícil manter os estudantes da Educação de Jovens e Adultos motivados e frequentes. Diante dessa problemática esse projeto apresenta uma prática pedagógica a partir do uso da dança e da música, visando o desenvolvimento de conceitos e categorias geográficas dispostas nos planos de ensino, de modo a criar novos sentidos e apropriações pelos estudantes. A pesquisa abrange ações voltadas a execução de uma metodologia de ensino que toma o Festival de dança e música como instrumento para o reconhecimento da cultura das diferentes regiões brasileiras. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, ratifica que a Educação de Jovens e Adultos -EJA, será destinada a todos aqueles que não tiveram acesso à escola na idade própria. No entanto, uma grande preocupação com o desenvolvimento da aprendizagem da EJA diz respeito as estratégias metodológicas que devem alcançar todos os estudantes, em faixa etária diferentes, e diferentes níveis de saber. Será realizada uma pesquisa qualitativa, com a execução de grupos focais, em 02 escolas, dentre as 10 que participarão do projeto, com o objetivo de verificar percepções dos estudantes, professores e coordenadores intermediários sobre a experiência do festival de música e dança. A pesquisa se pautará pelo método de pesquisa participante, com a realização de grupos focais, com o objetivo de verificar percepções sobre a sociedade e identidade cultural e seus territórios, a partir das expressões da dança e da música, além de sentimentos de pertencimento no ambiente de interação com a proposta. Às práticas produzidas pelos estudantes de acordo com temas geradores, são importantes, pois trata-se de um olhar sobre o meio em que vivem, sobre as diferentes culturas e regiões, sobre a linguagem que a dança quer expressar, no que diz respeito a identidade territorial e também sobre suas próprias experiências de vida. Este trabalho pretende explorar conceitos e categorias geográficas, tais como território, espaço e lugar. Na perspectiva de Haesbart (2004, p. 21) as categorias conferem “espaço vivido e o território sempre múltiplo, diverso e complexo". Assim, o trabalho integra uma reflexão derivada de experiências de utilização da dança e da música para metodologias ativas no ensino de Geografia conduzidos e orientados pela autora.

Presidente - ***.834.898-** - MARIZANGELA APARECIDA DE BORTOLO PINTO - UnB
Interna - 2211012 - ERCILIA TORRES STEINKE
Interno - 2193609 - FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
Externa à Instituição - Maria Solange Melo de Sousa