Banca de DEFESA: Gledmar Pires de Moura

DISCENTE : Gledmar Pires de Moura
DATA : 05/07/2024
LOCAL: meet.google.com/dns-irnb-osn

NO MEIO DAS PEDRAS, CAMINHOS: Intercessões entre o estudo do meio, a Pedagogia Histórico-Crítica e o ensino de Geografia na educação escolar

Educação escolar; Estudo do meio; Pedagogia Histórico-Crítica; Ensino de Geografia

Há uma visão sobre a escola que pode ser sintetizada pelo seguinte exercício imaginativo: uma criança triste, sentada em uma sala de aula enfileirada, olhando pela janela e contemplando a possibilidade de ser feliz ‘lá fora’. Ainda que represente paradoxos existentes na reprodução da escola, essa visão não expressa de forma integral a complexidade do trabalho pedagógico desenvolvido na educação escolar. Fomentando uma visão afirmativa da educação escolar, o presente trabalho buscou estabelecer uma articulação entre o estudo do meio, os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e a educação escolar (e nesta, em particular, com o ensino de Geografia), dividindo-se, para tanto, em cinco capítulos. O primeiro capítulo fundamenta a escola como espaço de produção de conhecimentos e de promoção de desenvolvimento psíquico. O segundo capítulo apresenta as bases da formação da Pedagogia Histórico-Crítica como concepção pedagógica crítico dialética, revisitando suas origens, seus pressupostos e os momentos pedagógicos propostos pelo seu método. O terceiro capítulo acena para o desenvolvimento do estudo do meio na educação básica, apresentando suas origens no Brasil, suas etapas, seus objetivos e destacando sua relação particular com o ensino de Geografia. O quarto capítulo elabora uma concepção teórica do estudo do meio que amarra as suas etapas (Prólogo, Aula de campo e Desfecho) aos momentos do método da Pedagogia Histórico-Crítica (Prática social inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática social final). O quinto capítulo relata uma experiência de estudo do meio realizada no contexto de uma escola de educação básica da rede pública de ensino do Distrito Federal. Pela orientação de uma perspectiva dialética de apreensão do real, o estudo do meio foi concebido como um recurso metodológico que, pela mediação in situ de atividades empírico abstratas, amplia os espaços educacionais e enriquece a condução dos percursos lógicos de ensino (objetivação) e de aprendizagem (apropriação). Com isso, a realização do estudo do meio na educação básica: a) Viabiliza a elaboração conceitual sobre a realidade concreta; b) Estimula o desenvolvimento das funções psíquicas superiores; c) Visibiliza e desnaturaliza as contradições enraizadas na localidade analisada (auxiliando a subsunção do fetichismo do espaço geográfico); d) Fomenta a releitura da prática social; e) Qualifica as práticas/saberes espaciais e o raciocínio espacial dos estudantes. Por fim, considerou-se que o estudo do meio, orientado por uma perspectiva dialética de apreensão da realidade e pedagogicamente fundamentado pelos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, se realiza como um recurso metodológico valioso para o ensino aprendizagem na educação escolar, contribuindo de modo particularmente fecundo para o ensino de Geografia.

Externo à Instituição - GLAIRTON CARDOSO ROCHA - IFPI
Interno - 1762987 - RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
Externo à Instituição - SÉRGIO MAGNO CARVALHO DE SOUZA - IFB
Presidente - 2479942 - VALDIR ADILSON STEINKE