Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO AUGUSTO GUIMARÃES CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO AUGUSTO GUIMARÃES CARVALHO
DATA : 29/07/2024
HORA: 19:30
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

Desigualdade Educacional e Avaliação Docente: O Papel do ENADE na Formação de Professores de Geografia no Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Geografia Escolar, Ensino Médio, ENADE, Formação de Professores, Desigualdade Educacional


PÁGINAS: 53
RESUMO:

De acordo com os estudos de Farage (2021) a desigualdade nos processos seletivos para ingresso no ensino superior no Brasil é uma questão premente que afeta milhares de estudantes todos os anos, de acordo com o autor essa desigualdade manifesta-se de diversas formas, principalmente por meio de barreiras econômicas e sociais que dificultam o acesso igualitário ao ensino superior. Em concordância Jesus et al. (2022) acrescenta que muitos estudantes, devido à falta de recursos, não conseguem ingressar nos cursos mais concorridos, optando por licenciaturas, que muitas vezes são vistas como alternativas menos prestigiosas

A licenciatura em Geografia é um exemplo claro desse fenômeno, estudantes que optam por essa carreira frequentemente o fazem porque não têm condições de concorrer aos "grandes cursos" do ensino superior, como Medicina ou Engenharia. Segundo Salata (2018) esses alunos entram nas universidades e faculdades com deficiências acumuladas ao longo de sua trajetória educacional.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma ferramenta utilizada pelo governo para avaliar a qualidade dos cursos superiores e, consequentemente, dos profissionais formados por eles (ENADE, 2022). No caso dos professores, o ENADE serve como um indicador da qualidade da formação recebida, no entanto, para Verhine, Dantas e Soares (2006) os resultados do ENADE refletem não apenas a qualidade dos cursos, mas também as desigualdades pré-existentes que os alunos enfrentam ao longo de sua educação.

Os resultados do ENADE muitas vezes revelam disparidades significativas entre instituições de ensino públicas e privadas, de acordo com Carvalho e Walternberg (2015) as instituições públicas, apesar de muitas vezes oferecerem ensino gratuito, não conseguem competir em termos de infraestrutura e recursos com muitas instituições privadas. Isso coloca os alunos dessas instituições em desvantagem, refletida nos resultados do ENADE


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2193609 - FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
Interna - ***.812.133-** - EDILENE AMERICO SILVA - UnB
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA ALVES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 29/07/2024 19:17
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app21.sigaa21