Cartografia Escolar e Geopolítica: Os Impactos de uma Sequência Didática no Desenvolvimento do Pensamento Espacial e do Raciocínio Geográfico no Ensino Médio
Cartografia Escolar; Sequência Didática; Ensino de Geografia; Educação Básica; Prática docente; Pensamento Espacial.
Ensinar Geografia envolve múltiplos desafios, sendo um deles o trabalho com mapas em sala de aula. A Cartografia Escolar e o uso da linguagem cartográfica de forma transversal aos conteúdos historicamente consolidados demonstram que o domínio dessa linguagem pelos estudantes é heterogêneo. O aprimoramento das habilidades cartográficas é essencial, especialmente em relação ao desenvolvimento do pensamento espacial e do raciocínio geográfico. A questão central desta pesquisa é: como a utilização da linguagem cartográfica pode impactar o desenvolvimento do pensamento espacial e do raciocínio geográfico em estudantes do 3º ano do Ensino Médio? O objetivo principal é verificar os avanços desses estudantes nessas áreas. Para isso, optamos por um estudo de caso, aplicando uma sequência didática planejada e utilizando o Teste de Aptidão em Pensamento Espacial (STAT). Ao final da pesquisa, espera-se identificar os principais elementos da prática em sala de aula que contribuem para o desenvolvimento das habilidades de pensamento espacial, além de fomentar o debate sobre as práticas metodológicas no ensino de Geografia.