EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EJA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL EM ALUNOS DA REDE PÚBLICA.
ensino de Geografia; intervenção pedagógica; sequência didática; conscientização ambiental; educação ambiental.
Este trabalho objetivou investigar as contribuições de uma sequência didática de Educação Ambiental para a construção da consciência socioambiental em alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do Distrito Federal. Diante dos desafios impostos pelos desequilíbrios socioambientais contemporâneos e das especificidades da EJA — marcada por trajetórias de exclusão social, lacunas curriculares e carência de abordagens interdisciplinares —, a pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa-ação e no diálogo entre teoria e prática. A intervenção pedagógica foi desenvolvida no Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho, envolvendo estudantes do 3° segmento da EJA que corresponde ao Ensino Médio, e buscou articular saberes prévios dos alunos com problemáticas ambientais atuais, ao longo do processo, foram valorizados os saberes e experiências dos estudantes, que, apesar das adversidades, demonstraram grande potencial de reflexão e engajamento. Os resultados evidenciam que a sequência didática contribuiu para ampliar a compreensão dos estudantes sobre questões ambientais, estimular o engajamento em práticas sustentáveis e fortalecer a cidadania ecológica, apesar dos desafios estruturais e pedagógicos do contexto investigado. O estudo reforça a importância de práticas educativas sensíveis, dialógicas e contextualizadas, capazes de promover não apenas o aprendizado de conteúdos, mas também a esperança e o desejo de transformação social.