A paisagem como ferramenta metodológica na abordagem de temas da Geografia Física em aulas da educação básica.
Geografia Física, Educação Básica, Paisagem, Caderno Didático.
Este trabalho é uma proposta de produção de um caderno didático de orientações metodológicas para viabilizar uma abordagem interdisciplinar mais efetiva de temas da Geografia Física em ambiente escolar, se trata de um Projeto de Intervenção Pedagógica em Geografia que utiliza a Paisagem como ferramenta metodológica e instrumento de análise para o estudo, apresentado como instrumento de avaliação na disciplina Metodologia de Ensino de Geografia-PROFGEO. Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver a partir do estudo da paisagem um guia de orientações metodológicas para melhorar abordagem de temas da geografia física em aulas da educação básica. Os recursos materiais utilizados para a produção do projeto de mestrado são livros didáticos, acesso a bibliotecas físicas e virtuais, artigos acadêmicos, publicações especializadas, trabalhos anteriores, imagens em fotografias, questionários qualitativos para coleta de dados, computadores e laptops, consultorias e orientações com especialistas, data show para projeção e teste com aplicação em sala de aula.