ENTRE CARTOGRÁFICA E CONFLITOS INTERNACIONAIS: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERROMPIDA
Cartografia Escolar; Sequência Didática; Ensino de Geografia; Diário de Campo; Prática docente; Pensamento Espacial.
O trabalho do professor de Geografia tem como responsabilidade o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial. Neste trabalho, nos dedicamos a elaborar, executar e analisar uma sequência didática em Geopolítica, tomando a linguagem cartográfica como conteúdo procedimental e utilizando essa sequência como instrumento de aprimoramento da prática docente. Aqui, nos propomos a elaborar uma sequência didática sobre conceitos como Estado, Território, Fronteira, Limite e Conflitos Internacionais, envolvendo atividades que variam da exibição e análise de documentários, confecção de mapas mentais, atividade gamificada e a culminância com a simulação de um Conselho de Segurança da ONU. Essa sequência foi aplicada em uma escola regular noturna da rede pública do Distrito Federal, para estudantes do 3º ano do ensino médio. Ao executar essa sequência, enfrentamos diversos desafios, intercorrências e a efetiva interrupção de sua realização em decorrência da greve dos servidores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A metodologia adotada inspirou-se em Lana Cavalcanti no que concerne ao ensino de Geografia e sua leitura sobre o processo de desenvolvimento da aprendizagem, a partir da linha teórica histórico-cultural de Vygotski, em Antoni Zabala nos aspectos didáticos, e em Maurice Tardif no que diz respeito à profissão docente. A revisão bibliográfica, a confecção da sequência didática e o registro e análise a partir do diário de campo compõem o trabalho. Por fim, a contribuição deste estudo é o aprofundamento da discussão sobre formação docente e seu impacto na promoção de aprendizagens significativas.