Banca de QUALIFICAÇÃO: Allison Godoi Cardoso

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Allison Godoi Cardoso
DATA : 05/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: ICH-GEA
TÍTULO:

A ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: REFLETINDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O DETERMINISMO TECNOLÓGICO E A ORDEM GEOPOLÍTICA NA REGIÃO DO LESTE EUROPEU


PALAVRAS-CHAVES:

Espaço Geográfico; Abordagem CTS; Determinismo Tecnológico; Educação Científica e Tecnológica; Ensino de Geografia.


PÁGINAS: 64
RESUMO:

A introdução de forma abrupta do formato de ensino online, devido à pandemia (COVID-19), ofereceu muitas dificuldades, tanto pela falta de formação dos professores quanto pela indisciplina do estudante. O retorno ao presencial veio acompanhado de grande déficit informacional e o aluno parece ter mais dificuldade de concentração, que pode, também, estar associada às aulastradicionais. Oportunizar ao aluno protagonismo e autonomia em seu processo educativo, por intermédio da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), pode mitigar o problema, pois possibilita uma leitura crítica do espaço geográfico ao analisar temas reais, refletindo sobre o modelo de dominação vigente que determina padrões e que molda esse espaço. A alfabetização científica e tecnológica, relacionada ao cotidiano, poderá conferir mais significado à ciência geográfica. O objetivo é desenvolver uma prática metodológica utilizando a abordagem CTS no ensino de geografia como instrumento de análise do espaço geográfico, de maneira a contribuir com a reflexão sobre a relação entre o determinismo tecnológico e a ordem geopolítica na região do Leste Europeu. A problematização do discurso do determinismo tecnológico, poderá favorecer a compreensão das transformações que ocorrem no espaço geográfico em função dos avanços da tecnologia e da ciência que, por intermédio da força bélica e econômica, determinam as relações de poder e a ordem mundial. O trabalho apoia-se na categoria espaço geográfico segundo Milton Santos (1988 e 2004) e nos postulados em CTS de Dagnino (2010), Auler e Santos (2011), Benakouche (2012), convergindo com os ensinamentos de Freire (2021), pensando o aluno como ser e não objeto que apenas ouve e responde mecanicamente. A pesquisa será qualitativa e disporá da observação e do método indutivo, realizando coleta de dados por intermédio de questionário pré-definido, buscando analisar o ponto de vista dos alunos sobre a abordagem CTS no ensino e a influência da ciência, da tecnologia e do discurso do determinismo tecnológico nas guerras. Espera-se, com a abordagem CTS, proporcionar ao estudante uma leitura do espaço geográfico que auxilie no desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais à análise sobre as interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade e despertar o interesse pela ciência geográfica, considerando propor a superação do discurso do determinismo tecnológico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 326.834.898-03 - MARIZANGELA APARECIDA DE BORTOLO PINTO - UnB
Interna - 480.812.133-68 - EDILENE AMERICO SILVA - UnB
Interno - 2193609 - FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
Externa à Instituição - NUBIA ALMEIDA DUARTE OLIVER
Notícia cadastrada em: 12/06/2023 11:29
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