Banca de QUALIFICAÇÃO: Thaini Maiara Pereira Alves

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Thaini Maiara Pereira Alves
DATA : 28/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: UnB
TÍTULO:

VIVÊNCIA E CIÊNCIA: A UNIÃO DE CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DE COMPONENTES FÍSICOS-NATURAIS PARA ALUNOS RIBEIRINHOS DO RIO AMAZONAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia; componentes físicos-naturais; ribeirinhos; intervenção pedagógica.


PÁGINAS: 44
RESUMO:

A rotina escolar na zona ribeirinha da Amazônia é uma realidade de enredamentos e dessemelhanças em relação aos atributos físicos, as características sociais, a rotina e as totalidades e subjetividades das pessoas que habitam esse espaço da floresta viva e das águas que os circundam, se adaptando e vivenciando o ambiente rico, dando origem a uma multiplicidade de saberes e práticas e uma conexão ímpar com o meio que inspira reflexões intensas e profundas sobre inúmeras questões sociais, culturais, econômicas, políticas e principalmente educacionais. A educação na Amazônia enfrenta muitos desafios específicos que dificultam a construção plena do conhecimento nas escolas da zona ribeirinha da Amazônia. Após um período em contínuo contato e atuação docente em duas escolas de comunidades ribeirinhas, onde se revelaram os prazeres e desprazeres da realidade em questão e onde manifestou-se grandes desafios metodológicos relacionados a disciplina de Geografia, surge a possibilidade de desenvolvimento do projeto a ser descrito, que está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO, associada Universidade de Brasília - UNB, como um Projeto de Intervenção Pedagógica em Geografia, apresentado como exigência para obtenção do título de Mestre em Ensino de Geografia. Diferentemente das demais escolas urbanas do município, as escolas ribeirinhas funcionam por meio de um plano chamado Projeto de Educação Itinerante, gerido pela Divisão Distrital Rural da Secretaria Municipal de Educação de Manaus e é subsidiado pela resolução 004/CME/2014. Diante de uma série de questões organizacionais, orgânicas, estruturais e históricas relacionadas ao Projeto Itinerante e à realidade escolar ribeirinha, este projeto de pesquisa surge como uma resposta às necessidades e desafios que se presenciaram durante o período de atuação docente nestas escolas. O seu objetivo é unificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos por meio de vivências com conhecimentos teóricos e científicos obtidos pela disciplina escolar de Geografia por meio de uma intervenção pedagógica, essa unificação visa fornecer uma melhor compreensão dos elementos físicos e naturais do local onde vivem, bem como um maior conhecimento sobre as especificidades locais e a realidade social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2211012 - ERCILIA TORRES STEINKE
Interno - 1762987 - RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
Interna - 1122824 - RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
Externo à Instituição - EDSON SOARES FIALHO - UFV
Notícia cadastrada em: 13/06/2023 15:02
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