Banca de QUALIFICAÇÃO: Roberto de Freitas Mendonça

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Roberto de Freitas Mendonça
DATA : 19/07/2023
LOCAL: Virtual

O uso de imagens e raciocínio geográfico de estudantes com deficiência intelectual em uma escola pública de Ceilândia, Distrito Federal

Geografia escolar; imagem; deficiência intelectual; educação especial e inclusiva

As imagens são importantes meios para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia, pois além de facilitarem a orientação e a localização, colaboram para o desenvolvimento de noções espaciais dos alunos. A alfabetização cartográfica favorece a evolução das relações topológicas, projetivas e euclidianas, assim como o reconhecimento do lugar do indivíduo no espaço geográfico. Nesta dissertação é apresentada uma pesquisa que será realizada com estudantes, em idade adulta, com deficiência intelectual de uma escola pública de Ensino Fundamental em Ceilândia, Distrito Federal. O principal objetivo do estudo é compreender como o uso das imagens nas aulas de Geografia aprimoram a noção espacial e o raciocínio geográfico destes estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com observação participante e estudo de caso desenvolvida através de oficinas de alfabetização cartográfica divididas em atividades em etapas.

Interno - 2193609 - FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
Presidente - 2141254 - ROSELIR DE OLIVEIRA NASCIMENTO
Interna - 1122824 - RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
Notícia cadastrada em: 19/07/2023 13:49