Banca de DEFESA: Débora Maria de Santana Rodrigues

DISCENTE : Débora Maria de Santana Rodrigues
DATA : 26/02/2024
LOCAL: Departamento de Geografia - UnB

TRILHA INTERPRETATIVA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA AO ENSINO DE GEOGRAFIA: TRABALHANDO O CONCEITO DE PAISAGEM NO RIBEIRÃO SOBRADINHO

Ensino de geografia. Paisagem. Trilha interpretativa. Ribeirão Sobradinho.

Essa dissertação teve por objetivo a produção de uma cartilha digital como ferramenta de discussão geográfica da categoria paisagem por meio da criação de um roteiro de trilha interpretativa às margens do Ribeirão Sobradinho em Sobradinho (DF), onde há um projeto ambiental comunitário na Área de Preservação Permanente (APP). A elaboração de um material pedagógico, acessível e coerente com a realidade ambiental e social, visou considerar o contexto ambiental do Ribeirão Sobradinho e o projeto ambiental; a categoria paisagem e os novos atravessamentos do ensino de geografia que defendem abordagens de ensino que incentivem o pensar-geograficamente. A partir da identificação dos pontos interpretativos do percurso de trilha ecológica existente no projeto ambiental, considerou-se a percepção e a interpretação ambiental como bases da elaboração das trilhas interpretativas. Dessa forma, foi possível a definição de cinco pontos de atratividade para interpretação que nortearam o percurso de trilha interpretativa da cartilha para a compreensão da paisagem e fomento do sentimento de pertencimento do educando à sua realidade. A metodologia utilizada no trabalho, considerou uma abordagem geográfica centrada no espaço vivido, filiada, portanto, à Geografia Humanista, com a utilização do método qualitativo a partir do levantamento bibliográfico, documental, trabalho de campo, registro fotográfico, utilização de mapas, gráficos e figuras. A utilização da cartilha permitiu compreender sobre a importância da construção de propostas e materiais que consideram espaços não formais de aprendizagem, agentes mediadores para além do professor, ferramentas para além do livro didático e o lugar como importante referência na construção do conhecimento geográfico do aluno. A cartilha é um material de mediação de uma experiência que a trilha interpretativa possibilitou evidenciar e dialogar com a problemática ambiental, amparada pelo conceito de paisagem na perspectiva do lugar de vivência dos estudantes, além de contribuir para o compartilhamento e para o exercício de propostas no âmbito da Geografia escolar que sugerem maneiras de tornar a seara do conhecimento geográfico mais dinâmica e significativa.

Externo à Instituição - PAULO ROBERTO BAQUEIRO BRANDÃO
Presidente - ***.812.133-** - EDILENE AMERICO SILVA - UnB
Interna - 2211012 - ERCILIA TORRES STEINKE
Interno - 2193609 - FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO