Banca de DEFESA: Roberto de Freitas Mendonça

DISCENTE : Roberto de Freitas Mendonça
DATA : 26/02/2024
LOCAL: Plataforma Teams

NOÇÕES ESPACIAIS E A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS APLICADOS ÀS AULAS DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAINTELECTUAL

Relações Espaciais, Jogos, Maquete, Deficiência Intelectual

Estudantes com deficiência intelectual (DI) podem enfrentar dificuldades de aprendizagem e, portanto, é importante dar-lhes a oportunidade deestabelecerem relações espaciais, adquirindo habilidades fundamentais para a interpretação do espaço geográfico. O objetivo desta pesquisa é analisar oprocesso de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual na construção das noções espaciais. A pesquisa assume abordagem qualitativa ese organiza em quatro etapas metodológicas, a saber: revisão bibliográfica, planejamento de Oficina Geográfica, desenvolvimento da Oficina Geográfica eanálise dos dados. Optou-se por desenvolver a pesquisa no CEF 26 de Ceilândia, em turma especial do ensino fundamental, integrada por dez alunos adultoscom deficiência intelectual. A oficina contemplou seis fases tratando das relações topológica, projetiva e finalizando na relação espacial euclidiana, a qualdemanda habilidades mais complexas. A avaliação se deu por observação direta e preenchimento de fichário. Os resultados obtidos demonstraram que aaprendizagem das relações espaciais é uma jornada contínua multifacetada e única para cada aluno. Destaca-se a diversidade nos resultados e a importânciada personalização do ensino, da adaptação constante e da incorporação de estratégias lúdicas para uma educação geográfica eficaz.

Externa à Instituição - EDNÉA DO NASCIMENTO CARVALHO - UFOPA
Interno - 2193609 - FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
Presidente - 2141254 - ROSELIR DE OLIVEIRA NASCIMENTO
Interna - 1122824 - RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA