Banca de DEFESA: Wellington Araujo de Sousa

DISCENTE : Wellington Araujo de Sousa
DATA : 29/02/2024
LOCAL: ambiente virtual

O JOGO TERRA TREK COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO CEF-10 GAMA-DF

Jogos; Ensino de Geografia; Ferramenta pedagógica

O ensino de geografia demanda ferramentas capazes de atrair cada vez mais os estudantes, promovendo um aprendizado mais eficaz e aprofundado nopensamento geográfico. Nesse contexto, os jogos pedagógicos destacam-se como um meio potencial para alcançar esse objetivo. Apesar de parecer simplesa implementação dessa estratégia, é crucial atentar para nuances específicas, tais como o tipo de jogo, seus objetivos, a adequação à faixa etária dosestudantes e a efetividade do jogo enquanto ferramenta de aprendizado. A pesquisa em questão tem como propósito investigar o desenvolvimento dehabilidades relacionadas ao conceito de território, bem como temas pertinentes ao nono ano do Ensino Fundamental II, por meio da utilização de jogospedagógicos, tendo como exemplo o jogo intitulado "Terra Trek". As etapas desse estudo envolvem a concepção do jogo, sua aplicação em turmasintercaladas do nono ano do Ensino Fundamental II e a coleta de resultados por meio de atividades, notas e observações diárias realizadas pelo pesquisador,fornecendo uma base sólida para a avaliação do progresso e das dificuldades enfrentadas pelos estudantes ao longo do processo, por meio de pesquisaqualitativa. Essa abordagem sistemática contribuiu para uma compreensão mais completa do papel dos jogos pedagógicos no ensino de geografia,especialmente no nono ano do Ensino Fundamental II.

Interno - 2193609 - FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
Externa à Instituição - GICÉLIA MENDES DA SILVA
Externa ao Programa - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA - nullPresidente - 1762987 - RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
Notícia cadastrada em: 05/02/2024 15:05