Ensino de Geografia; literatura brasileira; Educação Básica; Leitura; Espaço geográfico
Ensino de Geografia; literatura brasileira; Educação Básica; Leitura; Espaço geográfico
Esta pesquisa propõe o uso da literatura nacional como ferramenta didática para o ensino de Geografia no 7º ano do Ensino Fundamental. Diante de um cenário marcado pelo analfabetismo funcional e pela queda no índice de leitura entre os jovens brasileiros, a proposta busca integrar obras clássicas da literatura brasileira ao conteúdo programático da Geografia do Brasil, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é desenvolver o pensamento geográfico crítico, incentivar a leitura e promover uma compreensão mais ampla e sensível do espaço geográfico nacional. A metodologia envolve a seleção de obras literárias representativas de cada região do país, articulando leitura coletiva e individual, atividades interpretativas e produção de portfólios. Espera-se que a proposta contribua para a formação de sujeitos críticos, capazes de analisar a realidade sob múltiplas perspectivas culturais, sociais e espaciais.