: Estratégias Inovadoras de Aprendizagem nas Ações de Capacitação e Desenvolvimento em EaD para Servidores Públicos
Aprendizagem e Conhecimento; Capacitação e Desenvolvimento; Educação a Distância (EaD); Estratégias de aprendizagem; Inovação; Inovação em Serviços; Servidores públicos.
A Capacitação e o Desenvolvimento de servidores públicos atendem a uma das principais finalidades da Administração Pública que é promover a qualidade nos serviços prestados à sociedade, reconhecendo o servidor público como protagonista e tornando-se necessário o processo contínuo de capacitação e aprendizado nas organizações. Nesse contexto, ocorrem debates, incentivos e busca por implementação de inovação na área. As ações de capacitação e de desenvolvimento buscam aprimorar aprendizagem, conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores de uma organização. Elas podem acontecer em diferentes formatos educacionais, como: cursos, treinamentos, palestras, workshops, seminários, aprendizagem em serviço e outros, além de serem ofertadas nas três modalidades de ensino: presencial, a distância ou híbrida. A modalidade da Educação a Distância (EaD) é destacada na pesquisa. No entanto, reconhece-se que a EaD apresenta desafios, em proporcionar aprendizagem e conhecimento, além de garantir a permanência dos participantes, evitando a evasão. Tendo como referência tais dificuldades, busca-se compreender quais estratégias inovadoras podem ser implementadas em ações de capacitação e desenvolvimento EaD voltadas para servidores públicos que possibilitem aprimorar a aprendizagem e o conhecimento dos participantes? Esta pergunta de pesquisa está alinhada ao objetivo geral: identificar e analisar as estratégias inovadoras de aprendizagem relativas às ações de capacitação e desenvolvimento em EaD para os servidores públicos e também com os objetivos específicos que são: Identificar as ações de capacitação e desenvolvimento na modalidade EaD para servidores públicos nas universidades federais do centro-oeste; Selecionar entre as ações identificadas aquelas com altos índices de conclusão, com maiores índices de evasão e as mencionada em artigos e documentos; Analisar as ações de capacitação e desenvolvimento selecionadas, considerando a permanência, a redução da evasão dos participantes e as ações referenciadas em artigos e documentos para comparação das estratégias de aprendizagem utilizadas; Elaborar produto técnico-tecnológico (PTT), sendo um Curso para Formação Profissional, para a implementação de estratégias inovadoras em ações de capacitação e desenvolvimento na modalidade EaD direcionadas aos servidores públicos, visando aprimorar a aprendizagem e o conhecimento dos participantes e incrementar o valor público de tais ações de capacitação e desenvolvimento. O referencial teórico explora a integração de aprendizagem, conhecimento e inovação em organizações, destacando a importância na Capacitação e Desenvolvimento de servidores públicos federais. Além disso, destaca a inovação em serviços e a educação a distância (EaD), junto com outros temas correlatos e relevantes para o estudo. A metodologia adotada segue uma abordagem qualitativa de natureza aplicada e caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva. Visando não apenas propor intervenções inovadoras, mas também garantir que essas propostas sejam fundamentadas em uma análise criteriosa e sistemática, ao utilizar os métodos e técnicas propostos. Desse modo, assegurando uma base para a elaboração do Produto Técnico. O Produto Técnico-Tecnológico (PTT) a ser elaborado e desenvolvido seguirá os normativos da CAPES, buscando evidenciar o potencial inovador e atender a descrição de evidências do potencial de geração de valor público para uma ou mais organizações. A inovação destacada nesse projeto refere-se à criação de um “produto ou processo novo ou tecnologicamente aprimorado”, conforme a definição da PINTEC (2017). Nesse contexto, a inovação em serviços refere-se à combinação de elementos já existentes para criar soluções inovadoras ou novas formas de prestação de serviços.