Fortalecendo a Governança Universitária: O Papel Estratégico do Governance Officer e ferramentas de Avaliação para a UnB
Governança universitária, Governance Officer, Competências técnicas, PLSSEM, Ferramentas de gestão, Ensino superior, Índice de Governance Officer.
O Governance Officer (Secretariado Executivo) é um agente estratégico na promoção de práticas éticas, transparentes e eficazes em organizações. As Universidades possuem uma assimetria quanto as funções e deveres desse profissional, embora existam manuais e ampla literatura a respeito. Assim, o objetivo geral é apresentar soluções para melhorar a compreensão e percepção do Governance Officer no setor público, contribuindo para o aprimoramento da governança universitária. A pesquisa adota abordagem mista (qualitativa e quantitativa), com pesquisa-ação, revisão bibliográfica e aplicação de questionário, sendo o modelo validado via PLS-SEM. Os resultados indicaram que as competências técnicas pessoais, seguidas pela formação e pelo perfil, são os fatores mais determinantes para a percepção de importância do cargo, com R² de 40,3%. A partir desses achados e a aplicação do mapa de importância vs. desempenho foram desenvolvidos quatro produtos técnicos: o índice de Governance Officer (iGov), um KPI que sintetiza a percepção do cargo; o Governance Officer Analyzer (GOA), simulador incremental para cenários estratégicos e comparação entre IES; o Manual de Funções e Atividades do Chefe de Gabinete, consolidando atribuições e alinhamento estratégico; e o Roadmap de ações para desenvolvimento contínuo de competências. Teoricamente, o estudo integra literatura de governança corporativa e pública, propondo um modelo adaptável a outras instituições. Na prática, oferece instrumentos para fortalecer a cultura ética, apoiar decisões baseadas em dados e promover maior alinhamento com a sociedade, consolidando a UnB como referência em governança no ensino superior.