ESTRATÉGIAS INOVADORAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIDORES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Aprendizagem Organizacional, Capacitação de servidores públicos, Estratégias de Aprendizagem; Educação a Distância (EaD); Inovação em Serviços.
A capacitação e o desenvolvimento de servidores públicos são áreas estratégicas do setor público. Uma das finalidades da Administração Pública é promover qualidade dos serviços prestados à sociedade, especialmente em um cenário de intensas transformações tecnológicas. O reconhecimento do servidor público como protagonista desse processo já é um avanço. Pois torna-se indispensável o processo contínuo de aprendizagem organizacional, por meio de ações de capacitação e desenvolvimento para o servidor público. Nesse contexto, a Educação a Distância (EaD) surge como uma modalidade promissora, flexível e inovadora, mas que enfrenta o desafio de promover uma aprendizagem significativa e engajadora. Diante disso, o objetivo geral do estudo é analisar as estratégias de aprendizagem utilizadas em ações de capacitação e desenvolvimento na modalidade EaD no âmbito federal. Dessa forma, buscandose aprimorar as ações, possibilitar aprendizagem ao servidor público da Universidade de Brasília e seu aperfeiçoamento contínuo. A pesquisa, de natureza aplicada com abordagem qualitativa, utilizou como procedimentos a revisão sistemática da literatura e a pesquisa documental. Foram mapeadas as estratégias da universidade e identificadas as práticas de outras sete organizações públicas de referência nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A análise comparativa dos dados revelou o uso predominante de materiais textuais e videoaulas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) com estrutura modular e sequencial. As atividades giram em torno de questionários, em alguns casos com feedback automatizado já em outros há atividades com aplicação práticas. Destacam-se entre as práticas inovadoras encontradas por meio da pesquisa, o microlearning (microaprendizagem), a gamificação (jogos educativos) e os Recursos Educacionais Abertos (REA). Entretanto, os desafios identificados foram manter o engajamento dos participantes em cursos autoinstrucionais e a necessidade de diversificar as metodologias. Como resultado, esta pesquisa propôs um Produto TécnicoTecnológico (PTT): o AVA "Aprendix", um portal de microaprendizagem para a UnB, implementando as boas práticas e recomendações levantadas, como o uso de metodologias ativas, personalização da aprendizagem via Inteligência Artificial para proporcionar o desenvolvimento contínuo dos servidores públicos.