Governança algorítmica e sua influência na percepção do Poder Judiciário nas redes sociais
Governança algorítmica; Percepção nas redes sociais; Poder Judiciário.
As redes sociais emergiram como espaços debate capazes de influenciar a percepção pública das instituições, inclusive em relação ao Poder Judiciário. No Brasil, onde mais de 61% da população está ativa nas mídias sociais, compreender como a governança algorítmica molda as percepções é fundamental. Nesse sentido, o problema de
pesquisa consiste em compreender como a governança algorítmica, materializada pelos algoritmos de recomendação das mídias sociais, influencia o comportamento cívico e discursivo dos usuários dessas redes em relação ao STJ. A hipótese geral é que a governança algorítmica contribui para a formação de "filtros bolha", afetando a polarização das opiniões e a percepção de legitimidade do Poder Judiciário. A metodologia envolve a coleta de dados nas
redes sociais, análise de grafos para detecção de comunidades, análise semântica, análise de sentimentos das postagens e a elaboração de um Índice de Polarização (IP). A partir dessas análises, espera-se identificar os símbolos dominantes nas redes sociais que influenciam a percepção do Poder Judiciário, avaliar o impacto dos algoritmos na formação de "filtros bolha" e propor estratégias para que o Poder Judiciário possa se engajar proativamente no debate digital de maneira mais eficaz. Os resultados esperados incluem a quantificação do
impacto dos algoritmos de recomendação na criação de "filtros bolha", a identificação de narrativas predominantes e a sugestão de estratégias para o Poder Judiciário lidar com os desafios impostos pela governança algorítmica.