Teletrabalho e as Implicações para os Serviços Terceirizados: Estudo de Caso na Secretaria de Administração do Superior Tribunal de Justiça.
Teletrabalho, Terceirização, Administração Pública
Este projeto de pesquisa se propõe realizar estudo de caso sobre a evolução do teletrabalho no Superior Tribunal de Justiça (STJ) entre os anos de 2019 e 2023 e as implicações para os serviços terceirizados gerenciados pela Secretaria de Administração. A modernização dos processos de trabalho tem contribuído de forma gradativa para as transformações institucionais em direção à virtualização na prestação de serviços, o que contribui para a redução gradativa de frequentadores nas instalações físicas do órgão. Nesse cenário, o teletrabalho tornou-se realidade para seu corpo funcional, impulsionado pela pandemia do COVID19, com adesão crescente de 2019 a 2023. O órgão deu um grande avanço em termos de transformação tecnológica, culminando no processo judicial 100% digital em 2008, resultando em eficiência, economia e agilidade (Freitas e Medeiros, 2015). A implementação do Sistema de Processamento Eletrônico transferiu responsabilidades dos servidores para os advogados, marcando uma transição significativa na dinâmica do tribunal. Essa transição permitiu que os advogados não precisassem frequentar as dependências da instituição na obtenção de serviços. Nessa conjuntura, o teletrabalho na instituição, como consequência da adoção de soluções de tecnologia da informação e comunicação (STIC), impõe desafios significativos para a gestão de contratos de terceirização de mão de obra, uma vez que muitas das atividades terceirizadas são motivadas pela necessidade de atendimento presencial ao público que frequenta as instalações físicas da instituição. Portanto, o órgão necessita se adaptar diante dessa tendência e carece de avaliações contínuas em seus arranjos estruturais para melhor gestão dos recursos humanos disponíveis. Segundo Sampieri (2013), os estudos de casos descritivos buscam especificar propriedades, características e traços importantes de qualquer fenômeno que analisamos. Logo, o estudo da
relação de teletrabalho com a demanda de serviços terceirizados tem o intuito de desvendar as
implicações desse fenômeno que permita o monitoramento e dimensionamento adequado de mão de
obra terceirizada face a essa nova realidade. Os estudos correlacionais, de acordo com Sampieri (2013), visam compreender a relação ou o nível de associação entre diferentes conceitos, categorias ou variáveis em um contexto específico. Eles frequentemente examinam as relações entre duas, três, quatro ou mais variáveis, avaliando o grau de associação entre elas, quantificando e analisando essas relações. Portanto, o objetivo principal é investigar quais serviços terceirizados foram afetados pelo aumento do teletrabalho mediante uma pesquisa exploratória documental de contratos e bases de dados da evolução do teletrabalho e controle de acesso de pessoas na instituição, bem como o nível de maturidade da instituição no gerenciamento desses recursos humanos terceirizados contratados. Segundo Santos e Reis (2021), em estudo sobre teletrabalho, destaca que as políticas de atuação dos colaboradores dessas organizações devem ser revistas e realinhadas a uma realidade antes não testada intensamente. Nessa perspectiva, segundo Vieira (2020), a consolidação de uma cultura organizacional voltada para resultados constitui pressuposto essencial ao sucesso e ao máximo aproveitamento dos impactos positivos esperados com a implementação das estratégias de teletrabalho. Será conduzida um estudo de caso com abordagem qualiquantitativa de campo, exploratória e aplicada com análise documental, referencial teórico, bases de dados, entrevista estruturada com os gestores por meio da utilização de modelo de maturidade e análise estatística descritiva dos dados para responder às seguintes questões: "Quais as implicações para os serviços de mão de obra terceirizada decorrentes da implementação do teletrabalho? Qual a maturidade da instituição no monitoramento das atividades de mão de obra terceirizada gerenciadas pela Secretaria de Administração?