Qualidade de vida no trabalho como fator de mitigação de riscos da Universidade de Brasília
Qualidade de vida no trabalho. Gestão de riscos. Doenças ocupacionais. Produtividade. Serviço público.
A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um campo de estudo que visa compreender os parâmetros do conteúdo de trabalho, desde os aspectos físicos do ambiente até a saúde mental do servidor. Um ambiente de trabalho com insalubridade emocional traz consequências negativas ao desenvolvimento humano e institucional, sendo uma das consequências o aumento da taxa de rotatividade e absenteísmo dos servidores. Uma das formas de explicar tal evento é compreender a correlação entre bem-estar e QVT, onde ganhou maior visibilidade quando as doenças ocupacionais tornaram-se frequentes e com períodos de afastamento prolongado. Por ser um estudo abrangente, a busca por indicadores de QVT torna-se indispensável à instituição. A gestão de riscos é uma ferramenta que compreende políticas e práticas que podem prover a perenidade da instituição mitigando possíveis riscos durante a prestação de serviços à sociedade. Com isso, a implementação de uma gestão de riscos de pessoal, associado aos indicadores de QVT, torna uma ferramenta importante para mensurar o índice de satisfação dos servidores na instituição, com o objetivo de reduzir os obstáculos de pessoal, como rotatividade, absenteísmo e doenças ocupacionais, e, também, para identificar as lacunas sobre onde a gestão de pessoas não é aplicada de forma satisfatória para atingir o desempenho e objetivos estratégicos da organização, bem como desenvolver pessoas para promover uma relação saudável entre servidor e organização. Dessa forma, o objetivo deste estudo é revelar os aspectos que interferem, positivamente ou negativamente, no bem-estar geral do servidor da Universidade de Brasília para serem considerados na gestão de riscos. A pesquisa será do tipo survey, contendo perguntas orientadas para um trabalho de intervenção sistemática em QVT utilizado no modelo metodológico de Klein, Pereira e Lemos (2019), adaptado de Ferreira (2016). Assim, com o levantamento dos indicadores que influenciam no bem-estar dos servidores, espera-se implementar os parâmetros encontrados na gestão de risco da Universidade de Brasília como fator de mitigar os riscos ocupacionais, bem como servir como subsídios para a elaboração e implementação de políticas de gestão de pessoas.