Avaliação do desempenho do Programa de Iniciação Científica (ProIC) da UnB
Iniciação científica. Avaliação de desempenho do ProIC. Produto técnico-tecnológico
A iniciação científica (IC) no Brasil foi introduzida em meados do século XX com a criação de agencias estatais de fomento à pesquisa científica como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e a Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, ambas em 1951, com financiamento para concessão de bolsas de pesquisa na graduação. A IC, institucionalizada por meio do Programa de Iniciação Científica (ProIC), é o ponto de partida para incentivar talentos na graduação universitária. No contexto dessa discussão, este trabalho de conclusão de curso traz a inquietação de como avaliar o desempenho da política pública de iniciação científica conduzida pelos PIBIC e PIBITI, na Universidade de Brasília, e como objetivo propor indicador para avaliar o desempenho dos programas utilizando metodologia positivista não paramétrica, sustentada no conceito da teoria de aglomerações, e ainda propor produto técnico-tecnolígico por meio de Implementação de projeto de assessoria para melhorar a qualidade dos dados que produzem informação do ProIC. Os resultados preliminares, obtidos por meio dos estimadores das estatísticas descritivas, sinalizam que os alunos do PIBITI em dois dos três perídos da amostra tiveram desempenho maior do que os alunos do PIBIC.