Análise da Percepção dos Servidores sobre a Socialização Organizacional na Universidade de Brasília (UnB)
socialização organizacional; Inventário de Socialização Organizacional (ISO); gestão de pessoas no serviço público.
A gestão de pessoas no serviço público, especialmente em instituições de ensino superior como a Universidade de Brasília (UnB), enfrenta desafios na retenção e engajamento dos colaboradores. Diante disso, a socialização organizacional se torna uma importante ferramenta para enfrentar esses desafios, considerando ser um processo pelo qual novos membros aprendem e internalizam os valores, normas, comportamentos e conhecimentos necessários para se integrarem à cultura e se tornarem membros de uma organização. A partir de uma abordagem metodológica quantitativa e descritiva, o presente estudo objetiva analisar o processo de socialização organizacional na Universidade de Brasília (UnB), segundo a percepção de seus agentes internos. Para tanto, serão identificados os programas de socialização existentes, analisados os relatórios de avaliação dos servidores sobre esses programas e aplicado o Inventário de Socialização Organizacional para mensurar a percepção dos servidores. A partir dos resultados, espera-se propor melhorias no processo de socialização, por meio da elaboração de um Produto Técnico-Tecnológico (PTT) do tipo norma ou marco regulatório, que poderá conter um fluxograma detalhado ou diretrizes para a implementação do processo.