Banca de DEFESA: LUCIMAR DE OLIVERIA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIMAR DE OLIVERIA DANTAS
DATA : 24/01/2025
HORA: 18:30
LOCAL: Presencial
TÍTULO:

Teletrabalho e as Implicações para a Demanda de Serviços Terceirizados: Estudo de Caso na Secretaria de Administração do Superior Tribunal de Justiça


PALAVRAS-CHAVES:

teletrabalho, virtualização, serviços terceirizados, COVID-19, Superior Tribunal de Justiça.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

Esta pesquisa investigou as implicações do teletrabalho para a gestão de serviços terceirizados no âmbito da Secretaria de Administração do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A análise abrangeu o período de 2019 a 2023, focando no fluxo de pessoas na instituição, nas sessões de julgamento (presenciais e virtuais) e na demanda por serviços terceirizados. Foi realizada uma pesquisa exploratória com a obtenção e avaliação de documentos contratuais, normativos e dados dos sistemas internos do STJ. Além disso, conduziu-se um estudo de caso, cujos resultados indicaram que a pandemia de COVID-19 atuou como um catalisador para mudanças significativas nas operações do tribunal, notadamente com a adoção do teletrabalho e virtualização das sessões de julgamento. Essas transformações resultaram em um aumento expressivo das sessões virtuais, queda no fluxo de pessoas nas dependências da instituição e uma consequente redução na demanda por serviços terceirizados que exigem presença física. Embora essa transição tenha potencial para melhorar a eficiência e otimizar os custos operacionais, surgiram preocupações acerca da possível redução de postos de trabalho para os trabalhadores terceirizados, especialmente em áreas que não se adaptam ao modelo de trabalho remoto. O estudo não tem a pretensão de estabelecer relações de causa e efeito de forma categórica ou generalizar os resultados, mas busca oferecer uma visão inicial sobre os impactos do teletrabalho na gestão de serviços terceirizados. A pesquisa também destaca a relevância de investigações futuras que examinem os impactos sociais no mercado de trabalho terceirizado e as implicações da substituição de custos operacionais por investimentos tecnológicos necessários para apoiar o trabalho virtual. Autores como Leite et al. (2019) e Santos et al. (2023) foram fundamentais para o referencial teórico, pois em trabalhos de revisão sistemática da literatura destacam que a pandemia trouxe um novo paradigma para o teletrabalho, revelando transformações estruturais no modelo de gestão e nos processos operacionais. Assim, a digitalização das atividades do STJ apresenta tanto desafios quanto oportunidades para a gestão dos serviços terceirizados, em um contexto de administração pública cada vez mais virtual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2377637 - CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
Externo à Instituição - MONTGOMERY WELLINGTON MUNIZ - STJ
Interna - 1100988 - SHEILA CRISTINA TOLENTINO BARBOSA
Notícia cadastrada em: 24/01/2025 16:24
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