Banca de DEFESA: JESSICA NOGUEIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA NOGUEIRA DE OLIVEIRA
DATA : 14/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Presencial
TÍTULO:

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COMO FATOR DE MITIGAÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Qualidade de vida no trabalho. Gestão de riscos. Doenças ocupacionais. Produtividade. Serviço público. Políticas de gestão de pessoas.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um campo de estudo que busca compreender os diversos parâmetros que influenciam a experiência laboral, englobando desde as características físicas do ambiente de trabalho até a saúde mental dos servidores. Ambientes de trabalho que apresentam insalubridade emocional têm repercussões negativas tanto para o desenvolvimento humano quanto institucional, refletindo, entre outras consequências, no aumento das taxas de rotatividade e absenteísmo. Uma das abordagens para entender esses fenômenos é a análise da correlação entre bem-estar e QVT, que ganhou destaque especialmente em contextos em que as doenças ocupacionais se tornaram mais prevalentes, resultando em afastamentos prolongados. Considerando a amplitude do tema, a identificação de indicadores de QVT torna-se fundamental para as instituições. A gestão de riscos emerge como uma estratégia que envolve políticas e práticas que possibilitam a continuidade das operações, mitigando potenciais riscos na prestação de serviços. Nesse sentido, a implementação de uma política de gestão de pessoas que subsidie a gestão de riscos, associada aos indicadores de QVT, se revela importante para mensurar a satisfação dos servidores. O objetivo é minimizar os obstáculos relacionados ao pessoal, como rotatividade, absenteísmo e doenças ocupacionais, além de identificar lacunas na aplicação da gestão de pessoas que possam comprometer o desempenho e os objetivos estratégicos da organização, promovendo, assim, um ambiente saudável entre servidores e a instituição. Este estudo tem como objetivo avaliar os fatores que impactam, de forma positiva ou negativa, o bem-estar geral dos servidores da Universidade de Brasília, para que possam ser considerados nas políticas institucionais e na gestão de riscos ocupacionais. A pesquisa foi realizada na forma de um survey, utilizando um questionário virtual com escala Likert de cinco pontos, com uma abordagem quantitativa que busca medir a opinião dos servidores sobre os aspectos que compõem a QVT. Para a coleta de dados, foi adotado o modelo metodológico de Klein, Pereira e Lemos (2019), adaptado de Ferreira (2016). Na análise dos dados, foram empregadas estatísticas descritivas e multivariadas, incluindo testes de ANOVA a um fator não paramétrico de Kruskal-Wallis e, por fim, uma análise fatorial exploratória para consolidar os dados e identificar fatores relevantes. Os resultados obtidos corroboram com algumas hipóteses já abordadas em estudos anteriores, além de revelar achados que refletem aspectos específicos da experiência dos servidores na instituição, servindo como um incentivo para novas investigações e ampliando o entendimento sobre a QVT e suas implicações no contexto organizacional contemporâneo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2997696 - EDUARDO BONA SAFE DE MATOS - nullExterno à Instituição - JOAQUIM RUBENS FONTES FILHO - FGV
Presidente - 1807459 - LUDMILA DE MELO SOUZA
Externo ao Programa - 1816580 - RODRIGO REZENDE FERREIRA - null
Notícia cadastrada em: 27/01/2025 16:55
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app23.sigaa23