SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS DIGITAIS NA UNB: PERCEPÇÃO E EXPERIÊNCIA DOS DISCENTES DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE ARTES (IDA) SOBRE O ACESSO E A QUALIDADE
“digitalização”; “serviços administrativos”; “inclusão digital”; “educação superior”; “governo digital”.
Esta pesquisa analisa a prestação de serviços administrativos digitais oferecidos aos estudantes de graduação do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB), com foco nas percepções dos usuários e nas dificuldades enfrentadas. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo, incluiu uma revisão bibliográfica sobre a digitalização de serviços públicos, a análise de normativas institucionais e a aplicação de um questionário a 75 alunos. Os resultados indicam que, embora os serviços digitais sejam amplamente utilizados, há dificuldades significativas em relação à comunicação, à clareza das informações e à usabilidade das plataformas. Com base nos dados coletados, é apresentado um relatório com os resultados e recomendações para aprimorar a transparência, a acessibilidade e a experiência do usuário nos serviços administrativos da UnB.