Política de Inovação Educação Conectada: uma análise da implementação sob a perspectiva dos gestores escolares do Distrito Federal.
política pública; PIEC; conectividade; inovação; política de inovação educação conectada
A pesquisa se propõe a investigar o processo de implementação e execução da Política de Inovação Educação Conectada (PIEC) sob a perspectiva dos gestores escolares da rede pública do Distrito Federal. Em um cenário globalizado e tecnológico, a inovação e a cultura digital são imperativas para as escolas que precisam acompanhar essas mudanças. A legislação brasileira (LDB, PNE, BNCC) corrobora essa necessidade, prevendo a educação digital e a conectividade em alta velocidade nas escolas e a PIEC busca integrar a tecnologia como ferramenta pedagógica no cotidiano escolar. O quadro teórico-conceitual apresenta, por meio de uma pesquisa exaustiva, o conhecimento já produzido oriundo de pesquisas bibliográficas, bem como investigações realizadas em algumas poucas escolas públicas de municípios localizados nas regiões sul, centro-oeste, sudeste e nordeste. O diferencial deste estudo está no fato de englobar todo o Distrito Federal, 163 escolas e diferentes segmentos de ensino (fundamental anos finais, médio e EJA). A pergunta de pesquisa que norteia o estudo é: como aconteceu o processo de implementação e execução da PIEC sob a perspectiva dos gestores escolares das escolas da rede pública que ofertam o ensino fundamental anos finais, o ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos localizadas no Distrito Federal? O objetivo principal, do estudo é conhecer e investigar os principais desafios enfrentados pelos gestores educacionais no processo de implementação e execução da Política de Inovação Educação Conectada. A metodologia empregará uma abordagem quali-quanti (método misto), utilizando um questionário semiestruturado com 39 questões, criado no Google Forms e encaminhado via e-mail institucional aos 163 gestores escolares do DF, cujas escolas aderiram à PIEC em 2025. Para análise dos dados, será utilizada a estatística descritiva e inferencial, codificação de dados e a técnica de integração de resultados. Como contribuição social, será elaborado um Produto Técnico-Tecnológico (PTT) na forma de uma proposta de intervenção, apresentada como
minuta de normativo com a finalidade sugerir melhorias e ou adequações nos regramentos legais, na formulação ou na implementação da política pública analisada, com potencial de aplicação pelo Ministério da Educação.