EM QUE MEDIDA O CAPITAL SOCIAL DAS ESCOLAS E DOS ESTUDANTES MOBILIZA AS DIFERENTES FORMAS DE CAPITAL: UM ESTUDO MULTINÍVEL DO DESEMPENHO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
capital social, capital econômico, desempenho escolar.
Ao analisar os fatores que influenciam o desempenho escolar dos estudantes, os estudos de sociologia da educação davam ênfase, inicialmente, nas características individuais dos alunos, como suas habilidades cognitivas e motivação. No entanto, com o tempo, tornou-se evidente que fatores econômicos e sociais também influenciavam significativamente o desempenho dos estudantes. O objetivo deste projeto é descrever a influência do capital social, econômico e humano no desempenho de estudantes, bem como testar o efeito mobilizador do capital social sobre as demais formas de capitais. Para isso, serão aplicadas técnicas de regressão linear múltipla num modelo multinível contemplando variáveis no nível do aluno e da escola. Serão utilizados os dados de proficiência em língua portuguesa e matemática e do questionário socioeconômico do Saeb 2019, além de dados do Censo Escolar. Resultados de estudos anteriores sugerem uma variação positiva do desempenho escolar com os níveis de capital social e econômico dos estudantes, além de um efeito predominante do capital social sobre o capital econômico.