MONITORAMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DOS DADOS NO CONTEXTO FEDERAL
Monitoramento de Políticas Públicas, Informações Estatísticas, Qualidade de Dados, Educação Profissional e Tecnológica.
As informações estatísticas são fundamentais para garantir um monitoramento eficaz e contribuindo para a maior efetividade das políticas públicas. Entretanto, há um desafio histórico na produção estatística da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), marcado por lacunas e pela complexidade na compreensão das particularidades dessa modalidade educacional, dificultando seu monitoramento e avaliação como política pública. Nesse sentido, torna-se necessário descrever as características dos dados relacionados a EPT e qualificar os mesmos no sentido de modo a propiciar esse monitoramento. Objetivo: analisar a qualidade dos dados disponibilizados em âmbito federal, sob a perspectiva das dimensões de qualidade, levando em consideração a abrangência e as dimensões da EPT, visando proporcionar as bases necessárias para o efetivo monitoramento das políticas públicas relacionadas a essa modalidade educacional. Métodos: abordagem qualitativa descritiva com métodos técnicos de pesquisa documental e bibliográfica. Produto técnico-tecnológico(s) (PTTs) proposto(s): modelo descritivo dos dados que devem compor as bases essenciais para o monitoramento efetivo das políticas de EPT no país, levando em consideração a qualidade dos dados, e a abrangência e as dimensões da EPT.