UM NOVO ARRANJO PARA A GESTÃO DE PESSOAS DA SECRETARIA ESPECIAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL.
Gestão Estratégica de Pessoas; Centros de Serviços Compartilhados; Organizações em Rede; Administração Pública
Nas organizações contemporâneas, que necessitam acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças em seu ambiente para garantir sobrevivência e relevância, a gestão de pessoas precisa contribuir no alcance dos objetivos institucionais e na geração de valor. Na Administração Pública, uma gestão de pessoas que efetivamente contribua para realização da estratégia é necessária para que a organização possa entregar serviços satisfatórios à sociedade. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetivou conceber um novo arranjo para processos de trabalho da Gestão de Pessoas da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (GP-RFB), bem como para sua governança e estratégia, com base nas contribuições oferecidas por stakeholders internos à Instituição. Esses aportes, que envolveram a identificação de elos fortes e fracos na cadeia de atuação da área, bem como propostas para a potencialização das forças e a mitigação ou eliminação das fraquezas, foram coletados por observação participante e entrevistas semiestruturadas, complementados por estudo documental e então examinados e interpretados à luz de um quadro conceitual sobre gestão estratégica de pessoas, centros de serviços compartilhados e estruturas organizacionais em rede, o que resultou na proposição de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) nacional em forma de rede radial. A disposição do CSC em coordenação nacional, coordenações técnicas e equipes especializadas nacionais, complementadas por uma equipe de atendimento e pontos focais regionais parecem dar conta das atribuições de parceiro estratégica, agente de mudanças, especialista administrativa e líder dos colaboradores, os quatro papéis de uma gestão estratégica de pessoas. O estudo originou um relatório técnico conclusivo sobre o modelo e uma minuta de norma que regulamenta sua possível implementação.