ESTRATÉGIAS DE MONETIZAÇÃO EM REDE DE PESQUISA: ESTUDO COMPARADO ENTRE A REDE EMBRAPA EM NEGÓCIOS PARA INOVAÇÃO (BRASIL) EA REDE COLAB (PORTUGAL)
"estratégias de monetização", "rede de pesquisa", "inovação", "agropecuária", "modelos de negócios", "redes de pesquisa".
Esta pesquisa desenvolve uma estratégia sustentável para a monetização de redes de pesquisa, promove o incentivo à inovação e a geração contínua de recursos financeiros por meio de táticas eficientes. Para alcançar os objetivos propostos, este estudo desenvolve uma análise comparativa entre a rede Embrapa em Negócios para Inovação (Brasil) e a rede Colab (Portugal), com ênfase em suas estratégias de monetização. Neste sentido, este trabalho, de natureza qualitativa, combina uma análise das interações entre os stakeholders e as redes de inovação nos estudos de caso selecionados. A pesquisa contribui para o desafio de equilibrar a geração de receita e a promoção da inovação nas redes de pesquisa, uma questão relevante diante da diminuição dos recursos governamentais para a pesquisa agropecuária, um obstáculo significativo para as instituições de pesquisa.