AMBIDESTRIA ORGANIZACIONAL E GOVERNO DIGITAL: UM ESTUDO NAS UNIDADES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO MINISTÉRIO DA GESTÃO E DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS PÚBLICOS
ambidestria; governo digital; capacidades
Os desafios que envolvem a implementação de Governo Digital no Brasil passam pela dificuldade de alinhar a rigidez da burocracia e a falta de recursos com os avanços rápidos da tecnologia e as crescentes demandas dos cidadãos por serviços públicos digitais de qualidade. A ambidestria organizacional descreve a habilidade das organizações em desenvolver simultaneamente atividades diferentes e frequentemente conflitantes, tais como otimização e inovação, o que é positivo para o desempenho das organizações. Assim, a articulação do tema da ambidestria organizacional com a temática de Governo Digital se mostra oportuna. O objetivo geral do presente estudo é o de caracterizar a dinâmica da ambidestria organizacional nas unidades de tecnologia da informação que compõem a estrutura organizacional do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em relação aos princípios da Estratégia de Governo Digital. Por meio de uma revisão de literatura, identificaram-se as capacidades essenciais de Governo Digital e os antecedentes de ambidestria. A partir de entrevistas, foi possível identificar a presença dos antecedentes de ambidestria organizacional e identificar como são alocadas as capacidades de Governo Digital no Ministério. Os resultados permitiram a proposição de evolução no marco regulatório de governança e gestão de tecnologia da informação para a promoção da ambidestria organizacional e o desenvolvimento das capacidades para Governo Digital, alinhada à Estratégia de Governo Digital.