Banca de DEFESA: Breno Silva Beda de Assunção

DISCENTE : Breno Silva Beda de Assunção
DATA : 08/04/2024
LOCAL: PPGA

FATORES QUE INTERFEREM NUM PROCESSO BEM SUCEDIDO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ENVOLVENDO ATIVOS DIGITAIS GERADOS POR ICTs PÚBLICAS

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, FATORES CRÍTICOS, INOVAÇÃO ABERTA, INOVAÇÃO DIGITAL

Neste estudo são apresentados os resultados de um estudo de caso num centro de pesquisa público brasileiro sobre as características dos processos de Transferência de Tecnologia (TT) envolvendo tecnologias digitais. A TT já foi bastante estudada por diferentes ângulos e sob diferentes aspectos conforme apontado por Bengoa et al. (2021), Qian et al. (2022) e Siegel et al. (2023), porém, dada a crescente digitalização da economia se torna crucial entender como estas inovações tecnológicas podem impactar os processos de produção do conhecimento e sua posterior adoção pela sociedade, bem como impactar os processos de TT. A presente pesquisa se caracteriza como um estudo de caso apoiado por procedimentos de natureza qualitativa e quantitativa. A partir da literatura foram sistematizados 29 fatores-chave que tem o potencial de contribuir para o sucesso do processo de Transferência de Tecnologia. Este estudo destaca-se pela sistematização de um modelo teórico sobre os fatores que influenciam a TT e a sua posterior validação num estudo de caso envolvendo apenas Ativos de Inovação Digital desenvolvidos por um Centro Público de Investigação Por meio desse estudo de caso chega-se à conclusão de que apesar de todos os fatores terem aguma influência sobre o resultado, para os ativos digitais da ICT estudada, os fatores que mais estão associados com o desempenho da TT são a comunicação, a disponibilidade de recursos, uma equipe de TT qualificada e em número suficiente, uma solução tecnológica que possua diferenciais competitivos e a escolha da modalidade de TT adequada. Os fatores identificados contribuem para que todos os atores no processo de TT possam focar os esforços no fortalecimento de ações que são identificadas como cruciais para o sucesso da TT. Assim, gestores, analistas, pesquisadores e empresários podem, desde o começo da parceria, colocar atenção em aspectos do centro de pesquisa, da tecnologia, da empresa parceira e da relação que são apontados como críticos para o sucesso do processo de TT, priorizando as escolhas que permitam um maior nível de retorno e segurança, potencializando a adoção das tecnologias transferidas.

Presidente - ***.834.891-** - CLEIDSON NOGUEIRA DIAS - UnB
Interno - 1802303 - ANTONIO ISIDRO DA SILVA FILHO
Externa ao Programa - 2255425 - TALITA SOUZA CARMO - UnBExterno à Instituição - JOSEP MIQUEL PIQUÉ HUERTA - URL
Notícia cadastrada em: 26/03/2024 14:36