EM QUE MEDIDA O CAPITAL SOCIAL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA MOBILIZA AS DIFERENTES FORMAS DE CAPITAL: UM ESTUDO MULTINÍVEL DO DESEMPENHO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
ccapital social, capital econômico, desempenho escolar.
Investigar os fatores determinantes para o desempenho escolar vem sendo alvo de diversos estudos nas últimas décadas em sociologia da educação. O objetivo deste estudo é analisar os efeitos da mobilização do capital social da família e da escola em conjunto com as demais formas de capital e seus efeitos no desempenho escolar dos estudantes. A relevância do estudo reside em analisar não somente a posse, mas também a mobilização do capital social, de modo a responder às perguntas: de que forma o capital social, humano e econômico da família e da escola influencia no desempenho dos estudantes? Quais são os efeitos da mobilização do capital social da família e da escola nas demais formas de capital? Para isso, utilizou-se modelos de regressões multiníveis ponderados pelo Inverse Mills Ratio e tendo como variável dependente a média de proficiência em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. Os principais resultados indicam que o capital social da família atua como mobilizador do capital humano e econômico dos pais, potencializando seus efeitos no desempenho escolar. Já a mobilização do capital social da escola não alcançou significância estatística como moderadora das características familiares. Constata-se também que a presença e a escolaridade da mãe são mais relevantes para a melhoria do desempenho dos filhos em relação a presença e a escolaridade do pai. Dessa forma, o estudo fornece dados relevantes para o debate educacional e para o desenho de políticas públicas, especialmente àquelas voltadas para o fortalecimento do efeito escola sobre o desempenho escolar a fim de romper com os ciclos de reprodução de pobreza intergeracional.