CARACTERÍSTICAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO E-LEARNING CORPORATIVO DA POLÍCIA FEDERAL
Chave: E-learning; MOOC; Aprendizagem Autorregulada; SRL; OSLQ.
A Polícia Federal brasileira mantém um programa de educação corporativa que conta, em 2024, com mais de 20 mil egressos entre policiais federais, estaduais, penais e servidores públicos das mais variadas carreiras, brasileiros e estrangeiros. Oferece cursos presenciais, híbridos e a distância com o objetivo de formar e especializar profissionais de segurança pública para exercerem, com excelência, suas atribuições, bem como formular e difundir a doutrina policial em defesa da sociedade. Esse programa oferece diversos cursos em E-learning, via internet, em plataformas próprias baseadas em Moodle, possuindo em seu catálogo cursos com acompanhamento docente e no formato autoinstrucional (Massive Online Open Courses - MOOC). Dentre os MOOC, destacamse os de captação por livre-matrícula, destinados indistintamente a todos os servidores. O objetivo desta pesquisa é avaliar as características da aprendizagem autorregulada (SelfRegulated Learning – SRL) em curso E-Learning ofertado pela Polícia Federal dentro dos construtos propostos por Barnard et al. (2009), identificando as principais estratégias de SRL relatadas e verificando se o impacto de tais estratégias interfere no resultado (aprovação ou desligamento). Foram amostrados 335 alunos de MOOC de livre demanda exclusivamente destinado aos servidores ativos usuários da Plataforma ANP.net. O tratamento estatístico dos dados partiu de uma análise descritiva e da aplicação de teste de confiabilidade com o Coeficiente Alfa de Cronbach, para comparar com os dados do OSLQ validados por Rodrigues et al. (2016). Buscou-se verificar as estratégias mais comumente aplicadas entre os alunos com maior índice no OSLQ e aqueles que obtiveram aproveitamento no MOOC, averiguando a percepção de diferença estatisticamente significante entre o desempenho dos alunos de maior nota no OSLQ daqueles com menor nota. Foi confirmada que a adoção de estratégias metacognitivas é a mais frequente estratégia de SRL aplicada por alunos de MOOC na ANP.net. Também se confirmou a associação entre a pontuação nos construtos do OSLQ e a aprovação no MOOC. Por fim, foi elaborado material didático com certo elenco de métodos e ferramentas de Design Instrucional (DI) em metodologias ativas, com suportes variados de SRL focado em estratégias metacoginitivas com potencial para incrementar o desempenho acadêmico.