Banca de QUALIFICAÇÃO: Jairo Luciano Rodrigues

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Jairo Luciano Rodrigues
DATA : 15/12/2022
LOCAL: PPGA

A EVOLUÇÃO DA LEGITIMIDADE DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

neoinstitucionalismo; complexidade institucional; legitimidade

Esta Dissertação investigará de forma empírica como ocorreu a evolução do processo de educação corporativa na Polícia Rodoviária Federal, tendo como marco inicial o modelo anterior, em que as atividades de capacitação dos policiais eram realizadas nos Centros de Treinamento Regionais localizados nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, passando pela criação da Academia Nacional de Polícia Rodoviária Federal - AnPRF, até culminar com a mudança organizacional que criou a Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal - UniPRF, unidade que centraliza, gerencia e executa todas as ações de capacitação da Instituição. Esses movimentos organizacionais geraram conflitos das múltiplas lógicas institucionais entre os grupos de atores envolvidos no processo, resultando na complexidade institucional. Tendo como ponto de partida o modelo teórico e estrutura analítica proposta por Greenwood, et.al (2011), e Reyes, et. al (2020), os quais buscaram aprofundar os estudos de como as organizações respondem às múltiplas lógicas institucionais, e como essas lógicas influenciam nas respostas organizacionais aos diversos conflitos derivados da complexidade institucional, o presente estudo propõe-se a responder a seguinte questão de pesquisa: como se deu a evolução da legitimidade da Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal - UniPRF? Para analisar como a legitimidade da organização evoluiu nesse processo, e quais foram as respostas organizacionais a essas lógicas conflitantes será utilizado o método de estudo de caso e proposta uma pesquisa qualitativa e descritiva. Os dados serão coletadas de fontes primárias e secundárias, da análise histórica de documentos e entrevistas semiestruturadas com atores organizacionais que participaram das principais fases e mudanças na organização, para verificar como a legitimidade desses movimentos gerou respostas organizacionais conflitantes, alterando as múltiplas lógicas numa organização plural. Esse diagnóstico será uma contribuição gerencial para a Instituição, que poderá direcionar seu processo de decisão para a implementação de políticas internas na área de capacitação e educação corporativa com base nos resultados encontrados nesta pesquisa empírica.

Interno - 1863337 - ARNALDO MAUERBERG JUNIOR
Presidente - 1309770 - CAIO CESAR DE MEDEIROS COSTA
Externo à Instituição - JOSIEL LOPES VALADARES - UFV
Externo à Instituição - PAULO RICARDO DA COSTA REIS - UFRJ