Banca de QUALIFICAÇÃO: Breno Silva Beda de Assunção

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Breno Silva Beda de Assunção
DATA : 28/02/2023
LOCAL: PPGA

FATORES QUE INTERFEREM NUM PROCESSO BEM SUCEDIDO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ENVOLVENDO ATIVOS DIGITAIS GERADOS POR ICTs PÚBLICAS

: TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, FATORES CRÍTICOS, CUSTOS DE TRANSAÇÃO, ICT, INOVAÇÃO DIGITAL

A produção científica e tecnológica é estratégica para o desenvolvimento do país e para que este se mantenha relevante e competitivo a nível global. Por isso, a compreensão de como a inovação pode ser fomentada desperta tanto interesse mundo à fora. Baseado no conceito da tríplice hélice, o Estado surge como fomentador e regulador da inovação, a Academia faz o papel de produtora de novas tecnologias e as empresas atuam na finalização e disseminação dessas inovações. Nesse contexto, o papel da Transferência de Tecnologia (TT) tem sido amplamente estudado como o meio pelo qual os conhecimentos gerados nos centros de pesquisa são carreados para a sociedade por meio das empresas. Esse processo é complexo e influenciado por inúmeros fatores. Associado a esse contexto, a recente e crescente transformação digital pela qual estamos passando, tem gerado impactos em praticamente todos os setores, por meio de tecnologias disruptivas tais como IoT, redes de 5G e 6G, Indústria 4.0, Agricultura Digital, Inteligência artificial, dentre outros. Isso tem implicações na demanda por novas habilidades, competências e, inclusive, impactando os processos de TT. Dessa forma, o presente estudo pretende investigar as características dos processos de TT envolvendo soluções digitais geradas por ICTs Públicas, buscando identificar os fatores que interferem nesse processo. Para alcance desse objetivo, será conduzida uma pesquisa descritiva a respeito dos fatores que influenciam um processo de TT bem sucedido para ativos digitais oriundos de ICTs públicas. O método científico a ser utilizado é o de Análise de Conteúdo. A identificação desses fatores influenciadores se dará inicialmente a partir de uma revisão da literatura, seguido da proposição de um modelo com base nos achados e posteriormente por aplicação de um questionário para atores-chave no processo de TT de uma ICT pública, de forma a validar os achados. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, foi escolhida para ser a ICT, cujo o caso será estudado. Assim, o presente estudo busca contribuir para a compreensão acerca dos fatores críticos, tanto habilitadores quanto barreiras, para os processos de TT associados à inovação digital.

Externo à Instituição - JOSEP MIQUEL PIQUÉ HUERTA - URL
Presidente - 922.834.891-72 - CLEIDSON NOGUEIRA DIAS - UnB
Interno - 034.520.167-14 - PEDRO CARLOS RESENDE JUNIOR - UnB
Externa ao Programa - 2255425 - TALITA SOUZA CARMO