Banca de QUALIFICAÇÃO: IARIA GUERRA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IARIA GUERRA DE ARAUJO
DATA : 11/12/2023
LOCAL: PPGA

COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS E DESEMPENHO NO TRABALHO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

PNDP; Competências; Competências Transversais; Desempenho no Trabalho.

No cenário organizacional brasileiro, marcado por mudanças expressivas nas últimas décadas, especialmente no setor público com a adoção do modelo gerencial, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo decreto 5.707/2006, surge como resposta à necessidade de adaptação a novas demandas sociais e à busca por maior eficácia na prestação de serviços públicos. Nesse contexto, a PNDP reconhece que as competências dos servidores públicos exercem uma influência direta no desempenho do serviço público como um todo, consolidando a importância estratégica do aprimoramento contínuo dos profissionais para a efetividade das ações governamentais. Diante desse contexto apresentado, pretende-se, enquanto objetivo geral desse projeto de dissertação, investigar, empiricamente, o efeito das competências transversais essenciais aos servidores públicos elencadas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) sobre o desempenho no trabalho, a partir da perspectiva de uma amostra de servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAES) da Universidade de Brasília (UnB) e considerando a importância e o domínio dessas competências. O referencial teórico aborda a evolução das políticas de gestão de pessoas da Administração Pública Federal (APF) desde a instituição da PNDP, as competências transversais e o desempenho no trabalho. A pesquisa, de caráter descritivo e explorativo, adotará uma abordagem mista, incorporando elementos qualitativos e quantitativos. A fase qualitativa envolve pesquisa e análise documental, entrevistas semiestruturadas e grupos focais elaborar un instrumento de medição das competências transversais elencadas pela ENAP. A fase quantitativa, por meio de questionário do tipo survey, busca descrever percepção dos TAES sobre a importância e o domínio das competências transversais, testando relações com o desempenho no trabalho. Os resultados deste estudo têm o potencial de servir como uma fonte valiosa de informações para a análise e melhoria das iniciativas relacionadas à implantação e consolidação da PNDP na UnB e servir como referência para práticas em instituições similares.

Externa à Instituição - ANA CAROLINA KRUTA BISPO - UFPB
Externo ao Programa - 2562975 - DIEGO MOTA VIEIRA - nullPresidente - 1719954 - FRANCISCO ANTONIO COELHO JUNIOR
Externo ao Programa - ***.907.031-** - THIAGO GOMES NASCIMENTO - UnB
Notícia cadastrada em: 05/12/2023 10:37