Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA TRIGO DA FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÉSSICA TRIGO DA FONSECA
DATA : 21/12/2023
LOCAL: PPGA

A FORMAÇÃO DA AGENDA DE INSTITUTOS FEDERAIS E A BAIXA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NAS ÁREAS DE SCIENCE, TECHNOLOGY, ENGINEERING AND MATHEMATICS (STEM)

formação da agenda governamental; formulação de política pública; abordagem de múltiplos fluxos; mulheres na STEM; educação profissional e tecnológica.

A trajetória feminina em espaços acadêmicos e profissionais nas áreas de Science, Techology, Engineering and Mathematics (STEM) são marcados por grandes desigualdades. Com o advento da 4ª Revolução Industrial e as mudanças no mundo do trabalho como conhecemos, os prejuízos a essa parcela da população cerceiam direitos econômicos e de oportunidades. Assim, o presente trabalho trata da formação da agenda de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em um cenário de baixa formação de meninas e jovens mulheres nas áreas de STEM. Em face da relevância da supramencionada área, fruto, tanto da perspectiva econômica, bem como da perspectiva de desenvolvimento social, em sinergia com o potencial catalisador da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, entende-se que o estudo em lide é capaz de contribuir em âmbito social ao lançar luz à importância da participação feminina em cursos relacionados à área de STEM, especialmente, por seu caráter legal, nas Instituições anteriormente citadas. Somado a isso, no campo teórico a literatura aponta a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o processo de formação da agenda. Assim este trabalho propõe, igualmente, avançar neste debate por meio da análise do processo da formação da agenda em Instituições Federais de ensino voltadas a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que atuam em rede, como os Institutos Federais, unidade de análise ainda pouco estudada. Para isso, é promovido um diálogo entre as teorias que discutem sobre a formulação de políticas públicas, no contexto da formação da agenda governamental ou policy agenda-setting, com a contribuição da Abordagem de Múltiplos Fluxos, de Kingdon (2014), e seu modelo de análise, observando um contexto de análise da representatividade feminina nas políticas públicas em educação. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é identificar de que forma a representatividade feminina nas áreas de STEM nos Institutos Federais selecionados tem sido debatida de maneira a entrar na agenda decisória destas Instituições no período de 2017 a 2021. Desta forma, trata-se de um estudo de múltiplos casos com abordagem de métodos mistos sequencial indutivo, utilizando como fonte evidências, dados acadêmicos e documentos oficiais analisados e tratados com a ajuda dos softwares Power BI, Excel, SPSS e NVivo. Pretende-se como resultado do estudo apresentar uma proposta de Marco Regulatório com vistas a propor diretrizes que fortaleçam as áreas de STEM no âmbito da Rede Federal.

Presidente - 1764344 - SUYLAN DE ALMEIDA MIDLEJ E SILVA
Interno - 1719954 - FRANCISCO ANTONIO COELHO JUNIOR
Interno - ***.185.537-** - JOAO MENDES DA ROCHA NETO - UnB
Externa à Instituição - ANA CLÁUDIA NIEDHARDT CAPELLA - UNESP