Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA STAEL DE CARVALHO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANAINA STAEL DE CARVALHO SILVA
DATA : 22/01/2024
LOCAL: PPGA

Educação a Distância (EaD) nas Universidades Federais Brasileiras: uma análise sob a ótica da Visão Baseada em Recursos.

Visão Baseada em Recursos; Resource-Based View; Educação a Distância; Distance Education; Universidades Federais; Federal Universities.

Este estudo busca evidenciar os recursos utilizados por instituições federais de ensino superior nos cursos à distância na busca da vantagem competitiva, com base nos preceitos da visão baseada em recursos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, direcionado à Universidades Federais Brasileiras representado cada região do país. A coleta de dados será realizada por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com pró-reitores com responsabilidades na gestão acadêmica e administrativa das universidades federais, bem como diretores de unidades acadêmicas que trabalharam na implementação de programas de EAD e profissionais envolvidos na Educação a Distância, incluindo coordenadores de cursos de EAD e docentes com experiência em ensino a distância e que estão envolvidos na criação de conteúdo, design instrucional e entrega de cursos online. A pesquisa pretende abordar os recursos de capital físico, humano e organizacional que as instituições atualmente utilizam na busca de sua competitividade, dentre eles, sua estrutura financeira, especialização do corpo docente e o modelo de gestão implementado. Ademais, pretende-se evidenciar fatores e recursos que podem ser aprimorados e utilizados para aumentar ainda mais sua competitividade no mercado, visando contribuir para consolidar um diagnóstico da realidade nacional para expansão do número de matrículas do ensino superior no Brasil, a qual é compreendida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) como uma possibilidade por meio da EaD.

Interno - ***.834.891-** - CLEIDSON NOGUEIRA DIAS - UnB
Presidente - ***.513.931-** - DANIEL PIRES VIEIRA - UnB
Externo à Instituição - DAVID LEONARDO BOUCAS DA SILVA - UFMA
Interno - 1719954 - FRANCISCO ANTONIO COELHO JUNIOR