Banca de DEFESA: JÉSSICA TRIGO DA FONSECA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÉSSICA TRIGO DA FONSECA
DATA : 22/11/2024
HORA: 14:30
LOCAL: PPGA
TÍTULO:

A FORMAÇÃO DA AGENDA DE INSTITUTOS FEDERAIS E A BAIXA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NAS ÁREAS DE SCIENCE, TECHNOLOGY, ENGINEERING AND MATHEMATICS (STEM)


PALAVRAS-CHAVES:

formação da agenda governamental; formulação de política pública; abordagem de múltiplos fluxos; mulheres na STEM; educação profissional e tecnológica.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

A trajetória feminina em espaços acadêmicos e profissionais nas áreas de Science, Techology, Engineering and Mathematics (STEM) é marcada por grandes desigualdades. Com o advento da 4ª Revolução Industrial e as mudanças no mundo do trabalho, os prejuízos a essa parcela da população cerceiam direitos econômicos e de oportunidades. Assim, o presente trabalho trata da formação da agenda de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em um cenário de baixa formação de meninas e jovens mulheres nessas áreas. O objetivo geral desta pesquisa é averiguar de que forma a representatividade feminina nos cursos das áreas de STEM fez parte da agenda político-institucional de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no período de 2014 a 2023. Para isso, é promovido um diálogo entre as teorias que discutem sobre a Concepção e Abordagens sobre STEM e Políticas Públicas para Representatividade Feminina, a formulação de políticas públicas, no contexto da formação da agenda governamental ou policy agenda-setting, com a contribuição da Abordagem de Múltiplos Fluxos, de Kingdon (2014), e seu modelo de análise, observando um contexto de sub-representatividade feminina nas políticas públicas em educação. Desta forma, trata-se de um estudo de múltiplos casos com abordagem de métodos mistos sequencial indutivo, utilizando como fonte dados acadêmicos e documentos oficiais. Os resultados indicam uma baixa representatividade em cursos técnicos de nível médio e nível superior e que não houve acoplamento bem-sucedido sobre a representatividade feminina em cursos de STEM em nenhuma das instituições estudadas – IFSP; IFPR; IFMA; IFPA; e IFMT, mesmo com o aumento da discussão da temática em âmbito social e nacional e a existência de alternativas em projetos de extensão. Como resultado do estudo identificou-se a necessidade de construção de estratégias para o reconhecimento da temática na Educação Profissional e Tecnológica com o fim de ampliar sua discussão na pesquisa e no planejamento e gestão em nível ministerial e institucional.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CLÁUDIA NIEDHARDT CAPELLA - UNESP
Interno - 1719954 - FRANCISCO ANTONIO COELHO JUNIOR
Interno - ***.185.537-** - JOAO MENDES DA ROCHA NETO - UnB
Presidente - 1764344 - SUYLAN DE ALMEIDA MIDLEJ E SILVA
Notícia cadastrada em: 20/11/2024 11:35
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app31.sigaa31