Banca de QUALIFICAÇÃO: Lorena Aires Felipe

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : Lorena Aires Felipe
DATE: 29/04/2023
TIME: 10:00
LOCAL: Departamento de Música - Sala do PPGMUS
TITLE:

TEATRO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO MUSICAL EMANCIPADORA 


KEY WORDS:

teatro musical; educação musical emancipadora; interdisciplinaridade; currículo


PAGES: 61
BIG AREA: Lingüística, Letras e Artes
AREA: Artes
SUBÁREA: Música
SUMMARY:

Este projeto visa analisar e refletir sobre o processo de emancipação construído na criação e produção colaborativa e interdisciplinar de um teatro musical. O projeto foicriado e produzidopelo trabalho colaborativo entre estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental,mediado por professores de diferentes linguagens artísticas de uma escola parque da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.O Currículo em Movimento do Distrito Federal e as Diretrizes Curriculares Nacional para o ensino de arte trazem comofundamentoum ensino voltado para o desenvolvimento da autonomia do estudante, além de direcionar a prática pedagógica para uma interdisciplinaridade pautada no diálogo, na integração, intersubjetividade, na reflexão, colaboração e na prática que se aperfeiçoa nas experiências reais e no enfrentamento dos problemas.  O teatro musical é uma manifestação artística que possibilita ao envolvido um experienciar múltiplo, ou seja, perpassa a arte musical, visual, cênicas, dentre outras, proporcionando experiências em que os estudantes vivenciam práticas que partem de seus contextos de vida para um espaço de compartilhamento e construção de cidadanias.Essa dissertação consiste em um estudo de caso, que tem como objeto o teatro musical e a prática dos estudantes em colaboração com os professores.A abordagem utilizadabusca descrever os eventos e explorar a temática para aprofundar sobre as hipóteses aqui levantadas. O caso foi dividido em três subunidades de análise,sendo a primeira e maiordas unidades de análise, o currículo e o foco de aprendizagem, contendo as outras duas, que sãoa interdisciplinaridade das artes, sendo esta a segunda,e, a terceira, a educação musical que está contida na segundasubunidade. Todas essas subunidades de análiseconduzempara o objetivo geral do estudo de caso, que é a emancipação.  


BANKING MEMBERS:
Presidente - 2528601 - FLAVIA MOTOYAMA NARITA
Interna - 2947380 - DELMARY VASCONCELOS DE ABREU
Interno - 1807498 - JONAS DE LIMA SALES
Externa à Instituição - VIVIANE BEINEKE - UDESC
Notícia cadastrada em: 11/04/2023 00:25
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