Dança e Consciência”: oficinas de dança do ventre para adolescentes do sexo feminino do Distrito Federal
dança do ventre; adolescentes; escola; feminino
Atualmente, grande parte das meninas adolescentes, muitas vezes têm contato com a linguagem da dança através das redes sociais e por vezes dentro das festividades tradicionais da escola. Nesse sentido, esta pesquisa buscou ampliar a zona de contato com a dança, aplicando o projeto de extensão “Dança e Consciência”, que visa oferecer oficinas de dança do ventre para as estudantes das séries finais do Ensino Fundamental de duas escolas parceiras do Distrito Federal, como proposta extracurricular. A proposta é extracurricular, devido ao fato de ser inviável de se trabalhar a dança com maior profundidade, sobretudo com este recorte de gênero dentro do fluxo regular do currículo pedagógico das escolas, o qual se mostra restrito em termos de carga horária e volumoso em termos de conteúdo obrigatório. Mas será que este contato com a dança do ventre promove o empoderamento das meninas adolescentes de maneira integral, considerando seu universo emocional e sua faixa etária? Este questionamento surge do propósito fundamental de formação que o ambiente escolar tem por prioridade. Com isso, no primeiro capítulo, buscou-se inicialmente compreender as questões dos adolescentes, levando em consideração a teoria de estágios de desenvolvimento de Piaget somado aos estudos dos efeitos da dança em ambiente escolar. E no segundo capítulo, apresentaremos o contexto da dança do ventre, a fim de lançar luz sobre a desconstrução do estigma de hiperssexualização relacionado a este estilo. Assim, o intuito deste trabalho é de apontar as abordagens usadas para conduzir as oficinas do projeto “Dança e Consciência”, que visam a auto estima e incentivo à aceitação do próprio corpo, que são valores primordiais associados à prática desta modalidade, e também muito caros, sobretudo para o público feminino.