DO VIOLINO DE PAPELÃO AO VIOLINO DE MADEIRA: UMA PRÁTICA DOCENTE NA INICIAÇÃO DE CRIANÇAS AO VIOLINO NA ESCOLA DE MÚSICA DE BRASÍLIA
Violino de papelão. Habilidades no violino. Ensino e aprendizagem da música. Iniciação ao violino.
A iniciação ao violino é um processo composto por múltiplas etapas, como o contato inicial com o instrumento, sua exploração sonora e a consciência corporal na preparação da postura para tocá-lo. O domínio de habilidades técnicas e musicais envolvendo movimentos corporais, especialmente dos braços e das mãos, em conjunto com a sonoridade e o repertório, é amplamente discutido na literatura e em distintas propostas pedagógicas para o ensino do instrumento. Assim, esta pesquisa tem como objetivo ccompreender as possibilidades e os limites do processo de ensino e aprendizagem musical na iniciação ao instrumento, com o uso pedagógico do violino de papelão e sua posterior transição para o violino de madeira. O campo empírico é o curso de iniciação ao violino do Centro Profissional Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), e os participantes são oito estudantes, com idades entre oito e nove anos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa pedagógica. Os instrumentos de coleta de dados incluem: observação participante das aulas; registros em diário de campo; gravações audiovisuais de ensaios e apresentações; questionários e entrevistas semiestruturadas com estímulos de memória. Os resultados indicam que a iniciação com esse recurso favorece uma predisposição corporal e cognitiva para a prática musical com o violino de madeira. O uso do violino de papelão, associado a atividades de musicalização, constitui uma estratégia didática eficiente para o desenvolvimento de habilidades técnicas e musicais, além de ambientar o aluno e seus familiares no contexto musical.