CENA NEGRA: UMA ABORDAGEM CÊNICO-PEDAGÓGICA COMO PRÁXIS ANTIRRACISTA
Educação antirracista. Decolonialidade na escola. Pedagogia do Teatro. Teatro negro.
O objetivo desta pesquisa é contribuir para a construção e adoção permanente da educação antirracista na sala de aula como práxis pedagógica, por meio do exercício e da experiência estética das artes cênicas, embasados no Teatro do Oprimido (TO) – metodologia teatral criada por Augusto Boal (1980) e na abordagem do Teatro Caleidoscópio concebido por André Amahro (2007). Tem como proposta prática o letramento racial inserido nas produções artísticas desenvolvidas pelos estudantes e apresentadas à comunidade escolar. Com isso, deseja-se contribuir para a construção de uma pedagogia antirracista, que possa ser aplicada no chão da escola, ou seja, na sala de aula, constituindo-se, para além da teoria do ensino de Arte, como uma práxis escolar perene. No decorrer da pesquisa discorre-se sobre as formas sob as quais o racismo foi estruturado e como ele se manifesta até hoje no Brasil, especialmente no ambiente escolar. Aponta-se também a inserção contextualizada da história e da arte africana e afro-brasileira com o propósito de se gerar a aproximação, identificação e pertencimento ao educando em fase de formação da personalidade. Como resultado da pesquisa realizada a partir da narrativa de estudantes e docentes envolvidos, apresenta-se uma proposta de tutorial antirracista com sugestões de atividades nas artes cênicas e nas artes visuais a serem desenvolvidas na sala de aula. Similarmente, mostra-se a produção de um espetáculo teatral dentro de uma abordagem cênico-pedagógica. Ao longo dessa dissertação, discorrer-se-á acerca das formas sob as quais o racismo se manifesta no Brasil, como o racismo se estruturou e de que modo pode-se colaborar para que seja gradativamente desestruturado. O texto discute ainda sobre a importância da introdução da literatura negra no currículo escolar, bem como, da importância do estudo da arte negra num contexto pedagógico antirracista e decolonial. Apresenta-se como produto dessa pesquisa, a produção de um espetáculo numa abordagem cênico-pedagógica tendo como perspectiva o letramento e a educação antirracista. Nesse contexto, esta dissertação é suleada a partir da leitura e estudo aprofundado das obras de escritores latino-americanos defensores da teoria da decolonialidade, além do pensamento de intelectuais africanos e da dialética negra estadunidense.