O REGENTE ARRANJADOR DE COROS INFANTOJUVENIS DA ESCOLA DE MÚSICA DE BRASÍLIA
Regente arranjador. Canto coral infantojuvenil. Arranjo vocal.
Este estudo em andamento procura relatar o comportamento do regente arranjador frente aos coros infantojuvenis no CEP/Escola de Música de Brasília. O objetivo deste trabalho é compreender como os regentes-arranjadores desta instituição desenvolvem e aplicam arranjos vocais como ferramenta pedagógica para viabilizar o repertório coral. Esta pesquisa está amparada nas teorias de regência coral infantojuvenil (COSTA, 2017; DREZZA, 2024; FRAGOSO, 2018; GABORIM-MOREIRA, 2015; LECK; JORDAN, 2020). A pesquisa do tipo qualitativa, utilizará entrevistas semiestruturadas com professores/regentes arranjadores em atuação neste contexto escolar, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo Categorial Temática (BARDIN, 2016). Este estudo pretende contribuir para uma ampla compreensão das ações dos docentes arranjadores, elucidar suas contribuições na formação musical de crianças e adolescentes na prática coral e na prática docente.