Banca de QUALIFICAÇÃO: NAJLA HACHEM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NAJLA HACHEM
DATA : 28/03/2025
HORA: 16:00
LOCAL: plataforma teams
TÍTULO:

DAS VIVÊNCIAS MUSICAIS À EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DE UMA PEDAGOGA: uma pesquisa-formação com o memorial


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia. Música nos anos iniciais. Pesquisa-formação.


PÁGINAS: 119
RESUMO:

A preocupação de uma professora pedagoga com o ensino do componente curricular música nos anos iniciais do ensino fundamental foi o ponto de partida desta pesquisa. Com o interesse musical que venho somando ao longo da vida e da minha trajetória profissional como docente da educação infantil e anos iniciais, trago um olhar especial para a música na minha sala de aula. No entanto, a percepção de que falta uma base mais sólida e de conhecimentos musicais em relação à formação inicial do professor unidocente e percebendo a importância da formação continuada na área da música que me possibilite trabalhar de forma mais experenciada, me dedico a este programa de mestrado profissional, a fim de me formar com a área e com as possibilidades advindas deste trajeto. Para trabalhar música em sala de aula da forma como vejo que desejo e preciso priorizá-la, destaco a importância das vivências musicais pelo professor pedagogo, tomando como partida o meu percurso e história de vida somado às necessidades implicadas com esta temática nas pesquisas acadêmicas e nas rotinas escolares. A questão desta pesquisa se apresenta em como as vivências musicais se tornam experiências formativas para esta professora. Considero que as inquietações e necessidades apresentadas possam ser respondidas com a pesquisa-formação e denomino dois eixos formativos que a nortearão: experienciar algumas propostas pedagógico-musicais indexadas na Revista Música na Educação Básica – MEB e selecionar algumas vivências musicais propostas pela professora formadora Sara do Vale. O embasamento teórico parte de estudos de Maria da Conceição Passeggi, Marie Christine Josso (histórias de vida e formação), Inês Ferreira de Souza Bragança (pesquisaformação). O objetivo geral é refletir sobre o sentido das experiências adquiridas com as vivências musicais escolhidas e praticadas nesta pesquisa-formação. Os objetivos específicos são ressignificar as práticas com novas percepções a partir da pesquisa-formação e adquirir um repertório de práticas musicais para a sala de aula. A pesquisa toma o método (auto)biográfico e opta por adotar a abordagem da pesquisa-formação com o dispositivo formativo do memorial de formação.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2947380 - DELMARY VASCONCELOS DE ABREU
Interna - 3028121 - FRANCINE KEMMER CERNEV
Interno - 2179856 - PAULO SERGIO DE ANDRADE BAREICHA
Externa à Instituição - CLAUDIA RIBEIRO BELLOCHIO - UFSM
Notícia cadastrada em: 18/03/2025 15:40
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app04.sigaa04